Hospital de Emergência do Agreste recebe homenagem pelos serviços prestados à educação em saúde
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi homenageado pelo Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal), que completa 30 anos de existência. A homenagem foi entregue à diretora-geral do hospital, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, em reconhecimento à contribuição do HEA na formação de novos profissionais da saúde nos campi de Arapiraca e Palmeira dos Índios.
Em nome de todos os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste, a diretora-geral Bárbara Albuquerque agradeceu o reconhecimento e salientou o compromisso da instituição com a formação dos futuros profissionais da saúde. “Recebo esta homenagem em nome de todos que fazem este trabalho brilhante de direcionamento dos estagiários. O Hospital de Emergência continuará de portas abertas, contribuindo com a formação dos novos profissionais, utilizando a experiência dos que ajudaram e ajudam a manter a excelência no cuidado com a vida. Essa é uma missão que nos orgulha e nos inspira todos os dias”, afirmou.
A parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesai), e o Ceproal foi formalizada há mais de uma década e consolidou o Hospital de Emergência como um importante campo de estágio para os alunos. Somente o Ceproal envia, por ano, cerca de 180 estagiários para o HEA, entre os cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Instrumentação Cirúrgica, que é uma especialização do curso técnico em Enfermagem.
Durante o estágio, os estudantes vivenciam a prática profissional em diversos setores, como áreas vermelha e amarela, centro cirúrgico e setor de imagem, sob a orientação das equipes técnicas do hospital.
A diretora-geral do Ceproal Arapiraca e Palmeira dos Índios, Graciene Alves, destacou o papel do HEA como parceiro essencial nesse processo formativo. “O Hospital de Emergência tem contribuído de forma significativa na formação dos nossos alunos, abrindo as portas da instituição e proporcionando uma vivência prática completa em todos os setores. Essa parceria tem um valor imenso para o fortalecimento da educação profissional em saúde”, afirmou a enfermeira.
A coordenadora técnica do Ceproal, a enfermeira Márcia Gleica, reforçou a importância da experiência dentro do hospital para o crescimento dos estudantes. “O estágio aqui é fundamental. Os relatos são sempre positivos, tanto pela qualidade do aprendizado quanto pelo acolhimento das equipes. O que os alunos vivenciam no Hospital de Emergência, eles não encontram em nenhum outro campo de estágio”, disse.
A coordenadora do Setor de Educação e Ensino em Saúde do HEA, a nutricionista Maria Sharlene, destacou que a parceria também gera resultados diretos para os profissionais da instituição. “Essa cooperação tem sido muito positiva. Além de contribuir para a formação de novos técnicos, o Ceproal já ofertou cursos de qualificação exclusivos para servidores do hospital. É uma troca de saberes que fortalece o SUS e valoriza a educação em saúde”, pontuou.
Últimas Notícias
Suspeito de atropelar dois primos em Marechal Deodoro é identificado após passar por câmeras em Maceió
Mulher fica presa às ferragens após colisão entre dois carros na Pajuçara
Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Queimadas constantes no bairro Planalto voltam a preocupar moradores em Arapiraca
Calor intenso marca o domingo em Alagoas, aponta boletim da Semarh
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

