Manchas de óleo são encontradas em praia de Coruripe, Alagoas

Por redação com G1 19/09/2021 14h02
Por redação com G1 19/09/2021 14h02
Manchas de óleo são encontradas em praia de Coruripe, Alagoas
óleo em praia de COruripe - Foto: Reprodução

Novas manchas de óleo foram encontradas neste sábado (18) na praia de Lagoa do Pau, em Coruripe, no Litoral Norte de Alagoas. População se preocupa se a substância encontrada é a mesma que apareceu em vários estados brasileiros, incluindo Alagoas, em 2019.

As manchas foram achadas por integrantes da ONG Praia Limpa. Pequenos fragmentos estavam espalhados na areia.

Em outubro de 2019, o município de Coruripe chegou a decretar situação de emergência por causa das inúmeras manchas de óleo que invadiram as praias.

No ano passado também foram encontrados fragmentos na praia da Lagoa do Pau. A preocupação é porque esse local é uma área de desova de tartarugas marinhas.

O funcionário público Wellington Tavares sempre faz caminhada pela praia e disse que já encontrou óleo na areia. “Já vi manchas e bastante”, disse.

O aparecimento de novas manchas preocupam os banhistas e moradores. Além do impacto para o meio ambiente, eles falam que isso afasta os turistas que estão voltando a frequentar a praia.

“Sempre que há especulação e agente fica preocupado. O que aconteceu foi um impacto muito forte. Além do meio ambiente foi um impacto econômico”, disse o presidente da Associação dos Empreendedores da Orla de Lagoa do Pau.