Alagoas começa a distribuir mais de 63 mil doses contra a Covid-19 neste sábado (14)

O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesau), inicia neste sábado (14) a distribuição de 63.466 doses de vacinas contra a Covid-19 entre os 102 municípios alagoanos. Dos imunizantes que serão entregues, 42.186 são da Pfizer e 21.280 da CoronaVac.
Os dados do Panorama de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19 foram divulgados pela Sesau. De acordo com a equipe técnica do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), as doses foram divididas de forma igualitária para os 102 municípios alagoanos. Para isso, foram utilizados, como base, dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o Panorama de Distribuição da Sesau, elaborado pelos técnicos do PNI em Alagoas, o maior quantitativo de vacinas foi destinado para Maceió. A capital alagoana recebeu 18.200 doses do imunizante da Pfizer e da CoronaVac. Em seguida, Arapiraca aparece na segunda colocação, com 4.566 doses da Pfizer e da CoronaVac e, em terceiro lugar, Palmeira dos Índios com 1.366 doses dos mesmos imunizantes.
A exemplo do que ocorre desde 19 de janeiro deste ano, quando a primeira remessa foi distribuída aos 102 municípios alagoanos, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retiram as doses depois que realizam a solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Também é necessário agendar previamente nas Centrais de Distribuição, conforme protocolo do PNI/AL, já comunicado aos 102 municípios alagoanos.
Para os 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde e retiram as doses na Central de Distribuição de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected]. Já para os 56 municípios que compõem a I Macrorregião de Saúde e retiram os imunobiológicos na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer através do e-mail: [email protected].
Avanço
O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca que, com a frequente chegada dos imunizantes, o estado deve avançar mais ainda na campanha de vacinação contra a Covid-19. Ele lembra também que a taxa de transmissão do vírus diminui com as medidas de distanciamento, por isso, salienta que as restrições sanitárias devem continuar mesmo após a segunda dose.
“Para que a gente possa acelerar na luta contra a Covid-19, os alagoanos devem ficar atentos ao chamado para a primeira e segunda dose. Além disso, devemos continuar usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações sempre que possível”, ressaltou Alexandre Ayres.
Até a noite de sexta (13), Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 2.875.330 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.499.640 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.135.661 doses. Deste total, 1.491.359 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 644.302 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).
Últimas Notícias

Novos ícones do esporte brasileiro

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
