Saiba como seu site pode ter um bom posicionamento

23/06/2021 10h10 - Atualizado em 23/06/2021 13h01
23/06/2021 10h10 Atualizado em 23/06/2021 13h01
Saiba como seu site pode ter um bom posicionamento
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Na era virtual, investir no posicionamento do site nos mecanismos de busca é um fator determinante para a popularidade das empresas.

Os sites são vitrines virtuais por onde os clientes e outras pessoas interessadas conhecem produtos e serviços. Por isso, são canais que exigem atenção cuidadosa e redobrada.

Garantir um bom posicionamento envolve pensar em estratégias para conseguir tráfego orgânico. As bases são o marketing de conteúdo e as estratégias de SEO.

Portanto, continue lendo este texto para conhecer essas estratégias, saber qual é a importância de um bom posicionamento e ter acesso a 5 dicas para melhorá-lo.

SEO: conceito e importância


A sigla SEO significa Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. Ela identifica um conjunto de medidas que ajudam no posicionamento de um site.

Entre essas medidas, estão:

● Uso de palavras-chaves populares;
● Uso de tags;
● Produção de conteúdo original;
● Uso da meta-descrição.

O Google, que é o mecanismo de busca com maior popularidade no mundo, oferece uma infinidade de resultados para os usuários.

No entanto, se engana quem acha que as pessoas tendem a pesquisar profundamente.

De acordo com a pesquisa de uma agência profissional de marketing, o primeiro resultado recebe 18,2% dos acessos.

Essa porcentagem vai diminuindo conforme a próxima posição, ou seja, quanto mais alto seu resultado estiver, maior é a possibilidade de ele ser escolhido.

Estratégias para posicionamento excepcional


O SEO é um fator primordial de posicionamento, mas não é o único.

Sendo assim, acompanhe os tópicos a seguir para conhecer as melhores estratégias de posicionamento na web.

Boa navegabilidade


Se o seu site não for otimizado para uma boa navegabilidade, ele não vai aparecer entre os primeiros resultados do Google.

A navegabilidade envolve o tempo de carregamento da página e as escolhas visuais no layout dela.

Os sites que demoram muito para carregar acabam perdendo muito público exclusivamente por esse motivo.

Portanto, invista na navegabilidade do seu site para garantir que nenhum cliente seja perdido.

Relevância


O Google rastreia uma série de informações na hora de decidir quais páginas são realmente relevantes.

Isto posto, algumas das principais são a taxa de rejeição e o CTR (Click Through Rate).

A taxa de rejeição é determinada por meio do percentual de pessoas que visitam certo site e não continuam navegando nele.

O CTR é o volume de cliques em relação ao volume de pesquisas sobre determinado termo.

O Google Ads, a ferramenta de marketing digital
do Google, pode ser usado para acompanhar essas métricas.

Conteúdo original


Produzir conteúdo original é uma das estratégias mais certeiras para conquistar um bom posicionamento.

O Google tem métodos para identificar quais são as páginas realmente relevantes e o volume de palavras-chaves são decisivos para isso.

Procure usar o Google Keyword Planner para pesquisar palavras-chaves e medir a popularidade delas. Depois, inclua esses termos nos seus textos.

5 dicas para um posicionamento excelente


Além das estratégias específicas que listamos acima, existem práticas mais simples que têm grande influência no posicionamento, são elas:

1- Seja objetivo


Não adianta encher seu blog post de palavras-chaves populares se o conteúdo não é realmente instrutivo.

As pessoas tendem a desistir de ler textos que demoram muito para chegar ao ponto principal. Por isso, procure sempre ser objetivo e sintético.

2- Tenha um nome forte


Pense em um nome forte para o site. Isso envolve usar palavras-chaves bastante procuradas.

Uma palavra-chave no título pode ser decisiva para as suas páginas serem encontradas mais rapidamente por mais pessoas.

A longo prazo, essa pode ser uma influência até mesmo para campanhas como anunciar no Google Ads.

3- Use links


O ideal é que um artigo leve a outro dentro do site. Além de melhorar a navegação do usuário, garante que ele passe mais tempo no seu domínio e evita uma taxa de rejeição alta.

Para isso, faça hiperlinks quando for conveniente, é indicado usar palavras-chaves para esse fim.

Suponha que seu artigo é um guia introdutório sobre Instagram Ads. Aproveite e deixe links para textos sobre engajamento e parcerias patrocinadas, que são assuntos relacionados ao Instagram.

4- Edite as URLs


Tipicamente, as URLs são extremamente grandes e pouco convidativas.

No entanto, há a possibilidade de editá-las e transformá-las em links mais amigáveis para os usuários e para o próprio Google.

As URLs perfeitas são aquelas que contam com as palavras-chaves do conteúdo e são curtas.

5- Trabalhe a responsividade


Os sites mais populares têm design responsivo, ou seja, podem ser acessados com qualidade por dispositivos móveis.

Isso é vital para tornar seu conteúdo mais acessível, portanto, contrate um webdesigner para desenvolver soluções acerca disso.

Portanto, um bom posicionamento é muito importante para construir reputação na internet.

As estratégias devem ser integradas a outras, como funciona o Facebook Ads, para resultados expressivos.