Blogs

O que acontece quando você faz uma pesquisa no Google

13/10/2020 09h09
13/10/2020 09h09
O que acontece quando você faz uma pesquisa no Google
Google - AMKT - Foto: AMKT

Basicamente, o Google funciona utilizando robôs (conhecidos como Googlebot, crawler ou spider), que vão de link em link identificando as páginas na internet, classificando e indexando em seus servidores. Sempre que a pesquisa é realizada no Google, seu algoritmo organiza os resultados para priorizar os melhores (e mais relevantes) conteúdos.

Um dos primeiros passos para se ter sucesso com Marketing Digital é entender basicamente como funciona o Google, em relação à indexação e exibição de sites.

Antes mesmo de trabalhar com SEO (ou seja, otimizar um site para o buscador), é necessário descobrir como o Google funciona e de que forma ele apresenta seus resultados de pesquisa.

As buscas são divididas em 2 tipos de resultados na SERP (Search Engine Results Page):

1 – Resultados pagos

São aqueles que aparecem na busca por meio de anúncios produzidos via Google Ads e estão localizados acima e abaixo dos resultados orgânicos.

Eles são classificados, de maneira diferente da orgânica, através de lances de CPC (Custo Por Clique), índice de qualidade do anúncios e outros fatores.

2 – Resultados orgânicos (gratuitos)

São aqueles que o Google classifica de acordo com seu algoritmo de busca e enumera quais são os sites mais relevantes e adequados à sua busca. Aqui não há custo algum para o dono do site.

Eles estão localizados ao centro, entre os resultados pagos.

Como o algoritmo do Google funciona

Vamos imaginar que você entrou em uma grande biblioteca a procura de um livro sobre “Marketing Digital”. Nesse local há milhares de assuntos, temas e os mais diversos autores à sua disposição. Nesse momento você segue os seguintes passos:

1. Limita o tema relacionado ao assunto
2. Observa o título, o subtítulo, a capa, o índice, o sumário e um pouco do conteúdo
3. Identifica as melhores obras e autores mais reconhecidos
4. Lembra das indicações que já recebemos
5. Classifica os melhores de acordo com a relevância
6. Escolhe um ou mais livros após essa seleção
No caso do Google, o objetivo é mesmo: escolher as páginas que definem bem o tema e classificar de acordo com a relevância. O que muda é processo de qualificação para escolher os resultados.

Entendendo como a busca do Google Funciona

O Google possui um sistema de “crawlers” para descobrir as páginas públicas disponíveis. Basicamente ele vai entrando de link em link e só não rastreia as páginas que contenham o código “nofollow” ou “noindex”, uma indicação de que, aquelas páginas não devem encontradas.

O rastreador mais conhecido é chamado de “Googlebot”. Esses robôs vasculham as páginas lêem todo o conteúdo disponível ali, indo nos mais diversos endereços e trazendo dados sobre essas páginas para os servidores do Google.

Outra forma de o Google descobrir um conteúdo é com a própria empresa dona do site criando um sitemap – uma lista com todas as páginas do seu site que é enviada às ferramentas de busca, facilitando a indexação.

Informações, buscas e indexação

O processo de rastreamento começa com uma lista de sites que passou por rastreamentos anteriores e sitemaps fornecidos pelos sites. Ao visitar esses endereços, os crawlers olham as ligações para outras páginas eas visitam. O Google dá uma atenção especial à indexação de novos sites, alterações em sites existentes e links inativos. Assim, ele mantém a base de dados atualizada.

Os robôs determinam quais sites devem ser rastreados, com que frequência e quantas páginas para buscar em cada site. Não é possível pagar ao Google para seu site ser rastreado com mais frequência ou para ganhar vantagens orgânicas nos resultados de pesquisa. O objetivo principal do buscador é identificar os melhores resultados possíveis para oferecer a melhor experiência ao usuário.

Quando o Google encontra uma página, faz uma espécie de cópia em seu servidor. Isso quer dizer que a página foi indexada, ou seja, está na lista do Google e pode aparecer como resultado de buscas se o Google assim desejar.

Como funciona a indexação e a organização das informações

Depois que o Google insere todas essas páginas em sua biblioteca, entra a parte mais sofisticada da ferramenta, que é avaliar, entre mais de 200 sinais diferentes, qual é aquele que vai atender melhor ao usuário.

Quando você faz uma pesquisa no Google, o algoritmo consegue processar em milésimos de segundos uma análise de diversos critérios procurando entender quais páginas do índice são as ideais para atender aos termos buscados (palavras-chave).

O primeiro ponto mais evidente, portanto, é saber se há de fato correlação entre a página e o que usuário pesquisou. Com isso caímos no primeiro pilar: conteúdo

1º Pilar – Conteúdo

Dentro de uma página, há alguns “espaços nobres”. Assim como a capa de um livro diz muito sobre o assunto do livro, há elementos como o título de uma página, por exemplo, que são indicadores muito fortes da correlação com o assunto.

São essas partes específicas de uma página que possuem maior peso na busca e merecem uma atenção especial.

Trabalhá-las significa ter uma chance maior do Google considerar como bom resultado para uma busca desejada.

Título (Page Title) – É o elemento mais importante da página aos olhos do Google. É o texto que aparece na aba do navegador.
Cabeçalhos (Headings) – São marcações no código que indicam os subtítulos da página e suas hierarquias. As marcações vão do H1 (mais importante) ao H6.
Textos – É o conteúdo do site. O aparecimento da palavra chave e sinônimos ao longo do conteúdo é bastante relevante.
URL – É o endereço na web do link – Otimize sempre Ex: www.site.com/palavras-chave Alt – É o texto que aparece caso a imagem não seja exibida e o que o Google usa para “entender” o que está na imagem.
Todos os tópicos acima são comparados com as palavras buscadas, procurando assim reconhecer alguma relação.

O Google também tenta olhar para outros itens, como o contexto em que a página é indicada. Por exemplo, um ecommerce que tem uma página que vende bolas se beneficia e ganha correlação quando um site de esportes que fala sobre diferentes modelos de bola coloca no artigo um link para a página.

2º Pilar – Autoridade do site e experiência do usuário

É comum que o Google encontre diversas páginas com bons sinais que respondem à pergunta do usuário. Entra em cena então o segundo desafio: qual delas é a melhor?

O Google precisa entender o quanto cada página é relevante para poder ordená-las e o principal parâmetro para isso é o número de vezes que a página e o site como um todo são indicados por terceiros.

Na internet isso toma a forma de links recebidos, que funcionam quase que como votos. Quanto mais links e de sites com maior autoridade uma página tiver, maior a probabilidade de ela alcançar as primeiras posições do Google.

Dentro do próprio site também dá para entender se sua empresa considera a página importante ou não. Se ela está a muitos cliques de distância da home, por exemplo, o Google pode encarar como uma indicação de que talvez ela não seja tão relevante assim.

Há também outros itens que denotam que o usuário teve uma boa experiência: velocidade de carregamento da página, o fato de o visitante voltar ou não ao Google após entrar na página (se voltar é porque não encontrou o que procurava – experiência ruim).

Atualmente também existem ferramentas do Google que ajudam a analisar a performance do seu site. Um exemplo é o
PageSpeed Tools, que otimiza o site de acordo com melhores práticas para a web.

Com informações de Resultados Digitais.

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts