O relógio que marca o início da festa

Por Fifa 12/06/2013 17h05
Por Fifa 12/06/2013 17h05
O relógio que marca o início da festa
Foto: Fifa
A contagem regressiva para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 começou nesta quarta-feira. Com eventos simultâneos no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, foi lançado um relógio produzido pela Hublot, cronometrista oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014, e desenhado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer - falecido em dezembro, aos 104 anos - para marcar a data de um ano para o pontapé inicial. O evento no Rio, realizado na praia de Copacabana, contou com a presença ilustre do tricampeão mundial Pelé.

“Nós agora estamos entrando na contagem regressiva para o início de uma grande festa. Será um grande momento poder participar de mais uma Copa do Mundo - eu, que tive a oportunidade de acompanhar os cinco títulos mundiais ganhos pelo Brasil, três deles fazendo parte da equipe. Agora, torço para que o Brasil tenha sorte e consiga vencer dentro de casa em 2014 também”, afirmou Pelé.

Ao lado de Pelé, no momento de revelar o relógio criado por Oscar Niemeyer, estavam o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke; o CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade; o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o presidente da Hublot, Jean-Claude Biver; o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; e Carlos Ricardo Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer.

O secretário-geral da FIFA disse que, a partir desta quarta-feira, o relógio será uma lembrança a todos os brasileiros do tempo que falta para o início de um evento no qual o país vem trabalhando há muitos anos para realizar.

“É fantástico estar aqui e sentir que estamos cada vez mais perto de uma Copa do Mundo da FIFA que será especial. Será a 20ª Copa do Mundo da FIFA, uma marca importante também para nós, e que acontecerá num país que tem uma paixão especial pelo futebol. Vale lembrar que as duas equipes já classificadas, o Brasil e o Japão, farão o jogo de abertura da Copa das Confederações da FIFA no sábado”, disse Jérôme Valcke.

O CEO do COL, Ricardo Trade, lembrou o esforço dos trabalhadores que participaram da construção dos seis estádios já inaugurados e dos seis ainda em construção para a Copa do Mundo da FIFA 2014. “Nós tivemos mais de 24 mil trabalhadores envolvidos nas obras, que deram um exemplo de dedicação. Vamos provar ao mundo que somos bons também fora do campo, não apenas dentro dele. Estamos ansiosos para que a Copa do Mundo da FIFA chegue e para que a gente entregue um belíssimo evento”, afirmou Ricardo Trade.
É fantástico estar aqui e sentir que estamos cada vez mais perto de uma Copa do Mundo da FIFA que será especial
Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lembrou a expectativa pela Copa do Mundo da FIFA 2014 não apenas no Brasil, mas em todo o planeta. “Essa é a segunda Copa do Mundo da FIFA que acontece no nosso país, e o mundo espera que o Brasil faça uma grande festa, uma grande celebração. Esse é o esforço que estamos realizando para receber as delegações e os torcedores. O futebol é um esporte universal, o mais festejado do planeta, e a expectativa por uma Copa do Mundo no Brasil é muito grande, pois é como se ela estivesse sendo realizada na casa do futebol”.

No Rio de Janeiro, o relógio com a contagem regressiva dos dias, horas, minutos e segundos para o início do Mundial 2014 está localizado na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Princesa Isabel, um tradicional ponto de encontro e de comemorações da cidade. Em São Paulo, o relógio está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima e, em Brasília, próximo à torre de TV, também projetada por Oscar Niemeyer.

“Senti uma grande emoção ao apresentar este relógio num lugar que é um templo do futebol, o Brasil, e ao lado de uma lenda do futebol como Pelé e do trabalho de outra lenda, Oscar Niemeyer, que desenhou o relógio. Tive o prazer de conhecê-lo e ficar maravilhado com sua alegria, sua curiosidade e vontade de continuar aprendendo”, afirmou Jean-Claude Biver.