Alagoas ganha Estação Experimental de pesquisa em etanol

Por Agência Alagoas 28/05/2013 21h09
Por Agência Alagoas 28/05/2013 21h09
Alagoas ganha Estação Experimental de pesquisa em etanol
Foto: Agência Alagoas
O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta terça-feira (28), da inauguração da Estação Experimental da empresa de biotecnologia GranBio no município da Barra de São Miguel. A estação de pesquisa vai desenvolver matéria-prima a partir da fibra da cana-de açúcar e atenderá futuras unidades industriais da empresa. Recursos na ordem de R$ 10 milhões foram investidos pela empresa nos 60 hectares de área.

A Estação Experimental vai trabalhar para atender a fábrica de etanol de segunda geração (2G) em São Miguel dos Campos que começa a operar no próximo ano, aumentando em 35% a capacidade de produção de etanol instalada na região. Estão sendo investidos R$ 350 milhões nessa unidade - uma das primeiras plantas de etanol 2G a ter construção anunciada no mundo – com capacidade de produzir 82 milhões de litros por ano. O foco da Estação Experimental é a cana-energia, uma espécie de cana desenvolvida pelo Grupo que resulta numa cana mais robusta, com mais fibra e potencial produtivo.

De acordo com o presidente da empresa, Bernardo Gradin, o primeiro plantio comercial da cana-energia está previsto para 2015. Segundo o presidente, a empresa tem um modelo sustentável que integra toda cadeia produtiva. “O modelo requer, além da tendência e da crença, coragem para fazer o novo. Estamos muito felizes e confiantes; agradecemos o apoio do Governo do Estado que, desde o início, se preocupou em entender o nosso projeto e vibrou conosco a nossa ideia”, enfatizou Gradin. A Granbio está entre as 10 empresas mais inovadoras da América do Sul pela revista FastCompany.

Teotonio Vilela destacou a necessidade de empresas como a Granbio em Alagoas no sentido de criar novas perspectivas. O governador agradeceu pela decisão de implantar a empresa em Alagoas e tornar o Estado mais participativo na criação de novas tecnologias. “Conte com o nosso empenho. Alagoas está se preparando para o futuro, precisamos dessa ousadia, dessa vontade de criar o novo. Estamos orgulhosos pela escolha e de sermos parceiros desse projeto”, disse o governador.