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Marketing na Copa: como não levar um cartão vermelho

Antes de começar a criar uma campanha focada na Copa, tenha a certeza de que você sabe exatamente o que não deve fazer, para não levar um cartão vermelho.
Elementos protegidos pela FIFA
Alguns elementos, como nomes, símbolos e até fontes, têm o direito de uso exclusivo da FIFA. Por isso, só podem ser usados com finalidade comercial pela Federação ou pelos patrocinadores oficiais do evento. Conheça os elementos protegidos:
“Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;
“Copa do Mundo FIFA™”;
“FIFA”;
“Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
“Copa Mundial” ou “Mundial”;
“Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
“2022”;
emblema, slogan ou pôster oficial;
imagem ou nome do mascote oficial;
imagem do troféu oficial;
marcas e logos da FIFA;
fonte oficial do evento.
A CBF também estabelece algumas restrições, que incluem o emblema da seleção, modelos de camisa e até a expressão “seleção brasileira”. Todos esses termos também devem ser evitados em hashtags e URLs. Mas calma, é possível usar os termos “Copa” e “Seleção” em campanhas.
A lista é grande e algumas expressões podem trazer dúvidas, como o uso de “2022”. Mas é melhor evitar do que correr o risco de ser notificado pela justiça, concorda? Lembrando que qualquer marca pode ser notificada pelo uso indevido e a FIFA tem as ferramentas necessárias para identificá-las.
Use a criatividade durante a Copa
Aproveitar a onda do campeonato, que acontece de quatro em quatro anos, é uma boa oportunidade para se destacar, mas exige criatividade. A seguir, confira algumas dicas para criar ações focadas na Copa e marcar um gol sem risco de impedimento!
Convoque as cores da seleção
Usar as cores da seleção é uma forma de entrar no clima do torneio. É possível usá-las na home do seu site ou app, em peças de redes sociais e em materiais promocionais. A única ressalva é observar como incluir esses tons na sua comunicação sem ferir a identidade da marca.
Coloque elementos do futebol em campo
Use e abuse de elementos visuais como bolas, campos gramados, apitos, traves de futebol e por aí vai. Aproveite para incorporar ilustrações, fotos ou ícones em landing pages, banners e também nas redes sociais.
Bata bola com seleções participantes
Vários países fazem parte da Copa e as campanhas publicitárias podem usá-los para criar promoções ou apenas decorar lojas. Bandeirinhas de cada país ou mesmo pratos com o nome das seleções são boas ideias para negócios locais.
Use e abuse do “futebolês”
Termos muito usados no futebol podem ser explorados em ações de Marketing que querem aproveitar o evento para vender mais. Expressões como driblar, torcer, marcar um gol, aumentar o placar, entre outras, podem fazer parte do textos publicitários, títulos de artigos e legenda de posts em redes sociais. Deixe a criatividade fluir!
Com informações de Rock Content.

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