Blogs

Vereadores Pablo Fênix e Fabiano Leão buscam solução para os constantes incêndios em postes em Arapiraca

Por Paulo Marcello 28/04/2022 12h12 - Atualizado em 28/04/2022 15h03
Por Paulo Marcello 28/04/2022 12h12 Atualizado em 28/04/2022 15h03
Vereadores Pablo Fênix e Fabiano Leão buscam solução para os constantes incêndios em postes em Arapiraca
Fios pegando fogo no poste - Foto: Josival Meneses

Os vereadores Pablo Fênix e Fabiano Leão buscam soluções para os constantes incêndios em postes de energia elétrica em Arapiraca, ocasionados pelo mau uso do compartilhamento das fiações de telefonia, internet e da própria rede de energia.

Segundo Pablo Fênix, a superlotação do espaço do sistema elétrico compartilhado pelas empresas de telefonia e de internet, coloca em risco a segurança. Os parlamentares buscam elaborar um projeto que regularize o uso compartilhado da rede elétrica pelas empresas, com objetivo de eliminar eventuais ocupações irregulares, realocar cabos fora dos padrões, remover cabos desativados e incrementar a segurança do sistema.

O vereador Fabiano Leão destaca que esse é um problema complexo, mas que é preciso um esforço concentrado para que os incêndios deixem de ocorrer, sobretudo em áreas residenciais ou próximas a empresas e que podem causar maiores prejuízos à população. A proposta também pretende determinar que os cabeamentos antigos e sem uso sejam retirados.

“Nos últimos anos, com a ascensão do número de residências ligadas à internet banda larga ou fibra ótica, o acúmulo de cabos nos postes nas ruas e avenidas se tornou um problema estrutural e perigoso. Além disso, fios da rede de telefonia fixa sem uso deixam um emaranhado e o risco de curto circuito e incêndios é iminente”, disse Fabiano Leão.

Nesta quarta-feira (27), moradores, motoristas e transeuntes que seguiam pela Rua D. Pedro II (Ladeira do Claudionor), no Bairro São Luís, ficaram assustados pelo incêndio de um poste de energia. As chamas danificaram a fiação e parte dos fios ficaram espalhados na rua.

Nota de esclarecimento:

A Equatorial Alagoas ressalta que tem atuado constantemente na fiscalização das empresas que se utilizam dos postes da rede de distribuição para prestação de outros serviços à exemplo de telefonia, internet e tv a cabo, adotando todas as medidas pertinentes para coibir irregularidades.

A companhia salienta que não lhe compete a responsabilidade por eventuais reparos nas redes de telefonia, internet e tv a cabo, sendo esta a atribuição de exclusiva competência das próprias empresas.

A Companhia informa, ainda, que divulga para todas as empresas as normas de segurança relacionadas ao compartilhamento de infraestrutura, reforçando constantemente a necessidade de sua estrita observância.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas