Arapiraca celebra 204 anos da Independência do Brasil com desfile cívico-militar e missa solene
Arapiraca, no agreste de Alagoas, celebrou nesta segunda-feira, 7 de setembro, os 204 anos da Independência do Brasil com uma ampla programação cívico-militar que reuniu autoridades, forças de segurança, estudantes e centenas de famílias nas ruas do município.
As solenidades começaram nas primeiras horas da manhã com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e de Arapiraca, seguido por uma missa em ação de graças na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho.
A celebração religiosa foi presidida pelo bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira, ao lado do pároco da Concatedral, Padre Daniel Nascimento, e contou com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino.
Após a missa, o prefeito Luciano Barbosa realizou a tradicional revista às tropas, dando início ao desfile cívico-militar, que percorreu a Avenida Rio Branco, no Centro, até a Rua Estudante José de Oliveira Leite, onde ocorreu a dispersão em frente à Escola Domingos Rodrigues.
“O povo brasileiro tem muito que comemorar, tem muito que refletir, mas ainda tem muito que lutar, muito que trabalhar para que o nosso país seja um país mais igual, mais solidário, onde as pessoas possam viver melhor, criar seus filhos com dignidade. Então, a gente ainda tem um longo caminho a percorrer”, afirmou Luciano Barbosa.
“Arapiraca tem esse gosto pelas datas comemorativas, entre elas a da Independência e o nosso 30 de outubro. As famílias vêm para a rua, as crianças participam. Eu mesmo, quando criança, adorava ver o desfile militar. Aquelas músicas ainda me lembram muita coisa boa. O desfile militar encanta toda criança. Faz parte do imaginário infantil e é bonito ver o encantamento delas ao lado dos pais. É uma coisa maravilhosa”, completou o prefeito.
O padre Daniel Nascimento também ressaltou o significado da data para a história do país e destacou que a independência deve ser entendida como um processo permanente de construção coletiva. “É uma data que marca a vida do povo brasileiro e que, de alguma forma, continua presente até hoje. Desde 1822, 204 anos depois, estamos nós aqui, brasileiros, celebrando este dia e enxergando que essa independência precisa ser permanente, contínua. O povo, a cada momento da história, precisa lutar pela sua independência. Pedimos a Deus a força e a graça para que o nosso povo seja cada vez mais independente”, declarou o sacerdote.
Participaram do desfile o Tiro de Guerra, a Banda Divina Harmonia, o Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Interior, o 3º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas, o Pelotão Mirim, o 7º Grupamento de Bombeiro Militar, a Polícia Penal, além de viaturas da corporação.
Também integraram o cortejo o Clube dos Aventureiros e Desbravadores, a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR) e diversas escolas da Rede Municipal de Ensino, entre elas a Escola Professora Carmem Yolanda Alves Ferreira, Geruza Caetano da Silva, Germino Pedro dos Santos, Governador Fernando Collor de Melo, Professor Lourenço de Almeida, João Saturnino de Almeida e a Escola 31 de Março.
Assista:
Últimas Notícias
Suspeito de violência doméstica é preso com drogas em Maceió
Menina morre após ser baleada pela irmã de 5 anos com arma do pai CAC, no Rio de Janeiro
PM apreende 92 bombinhas de maconha após abordagem no bairro Cacimbas
Ministro da Educação garante nova oportunidade em dezembro para estudantes que perderam Enem por questões climáticas
Polícia Militar apreende drogas e medicamentos de uso controlado em Maceió
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Restaurante Popular
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Prefeitura entrega óculos em Arapiraca

