Renan Filho destaca avanço da ponte de Penedo e prevê mudança econômica no Sul de Alagoas
Durante agenda em Arapiraca nesta segunda-feira (27), o senador e pré-candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho (MDB), destacou o avanço das obras da ponte que liga Penedo a Neópolis, em Sergipe, e projetou impactos estruturantes para o Sul do estado.
Segundo o parlamentar, a obra já ultrapassa 50% de execução, entrou na reta final e tem previsão de entrega para dezembro deste ano. Considerada uma das intervenções mais estratégicas da infraestrutura regional, a ponte deve transformar a mobilidade e impulsionar a economia local.
“É uma obra muito grande, com mais de 1.500 metros, sobre o nosso maior rio. As obras estão aceleradas e eu acredito que até o final do ano nós vamos entregar essa ponte pronta”, afirmou.
Com investimento de cerca de R$ 207 milhões do Governo Federal, a estrutura vai substituir a travessia por balsa, garantindo mais rapidez, segurança e integração entre Alagoas e Sergipe. Até o momento, aproximadamente R$ 80 milhões já foram aplicados, com mais de 170 trabalhadores atuando diretamente na construção.
A ponte terá 1.180 metros de extensão e 18 metros de largura, com vão central de 150 metros e altura de 30 metros no trecho navegável, permitindo a passagem de embarcações. A obra já avançou para a fase de instalação das vigas da superestrutura — das 120 previstas, cinco já foram instaladas, cada uma com mais de 35 metros de comprimento e cerca de 80 toneladas.
Renan Filho destacou que a construção deve reposicionar a cidade de Penedo no mapa econômico do estado, ao retirá-la da condição de destino final e reinseri-la como eixo de circulação e desenvolvimento.
“Penedo deixou de ser rota do desenvolvimento para ser uma cidade de fim de linha. A ponte vai reinserir o município como rota do desenvolvimento do Baixo São Francisco e de todo o Sul de Alagoas”, disse.
O senador também relacionou a obra a um conjunto de investimentos em infraestrutura, como a duplicação de rodovias e a federalização de trechos estratégicos, ampliando a conexão entre regiões do estado.
“Quando a gente avançar com a duplicação até Penedo, vamos garantir mais integração e incentivar o desenvolvimento de toda a região”, pontuou.
Renan Filho ainda projetou crescimento do turismo no litoral sul, destacando novos empreendimentos em implantação e melhorias no acesso à região, especialmente para moradores do Agreste.
“Essa é uma região que vai crescer muito, com novos hotéis e mais investimentos. O Sul de Alagoas tem um potencial enorme e a ponte vai ajudar a destravar esse desenvolvimento”, concluiu.
Últimas Notícias
Moraes concede domiciliar a Fátima de Tubarão e mais 18 idosos do 8/01
Projetos de lei de Júlia Zanatta geram debate nacional sobre Lei Maria da Penha e falsas denúncias
ROCAM recupera veículo com queixa de roubo no bairro Caititus, em Arapiraca
Idoso de 89 anos é encontrado morto dentro de casa na zona rural de Arapiraca
Motta cria comissão especial para analisar fim da escala 6x1
Vídeos mais vistos
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Assinatura de Ordem de Serviço Vale do Perucaba

