Escolas públicas e privadas têm até o dia 24 para se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Estatística
Escolas públicas e particulares de Alagoas têm até o próximo dia 24 para se inscreverem na edição 2026 da Olimpíada Brasileira de Estatística (OBE). Primeira olimpíada de Estatística das Américas, a OBE é voltada para estudantes do ensino médio ou técnico e visa familiarizar os jovens com a Estatística, Ciência de Dados e Matemática, fortalecendo o vínculo entre universidade e escolas.
“O professor de matemática ou o coordenador da escola inscreve a instituição e já garante a participação na primeira fase. Para a escola pública, a inscrição é gratuita e, para as particulares, paga-se uma taxa simbólica”, explica o coordenador da olimpíada em Alagoas, Isnaldo Isaac Barbosa, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que será o polo oficial da OBE em Alagoas.
As provas acontecem no período de 24 a 30 de maio para a primeira fase e de 30 de agosto a 05 de setembro para quem se classificar para a segunda fase. Em 2025, mais de 7500 estudantes de 101 escolas brasileiras participaram da competição.
-(20).jpg)
Formação
No dia 9 de maio, das 9h às 12h, também será realizada uma formação sobre a OBE para professores de matemática do ensino médio de Alagoas. Interessados devem se inscrever até o dia 24 pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8RxZexkkhKul7N5sgXLa7SeiJMAjL0o1qaSH1kXu7viCCVA/viewform.
Confira abaixo o cronograma da Olimpíada Brasileira de Estatística
Inscrição das escolas: até 24 de abril;
Primeira fase: de 24 a 30 de maio, com prova individual composta por 20 questões objetivas;
Segunda fase: de 30 de agosto a 05 de setembro, destinada aos classificados, com prova em grupo (de 1 a 3 alunos) e questões discursivas;
Premiação: entre 07 e 11 de dezembro, com reconhecimento dos destaques por meio de medalhas e certificados.
A pré-inscrição deve ser efetuada pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSexQBjKG9I3pv3Iqv5qWXjH4jieBYQgSASWt60g6vRqEw-9vQ/viewform ou pelo site https://obe.icmc.usp.br/.
Últimas Notícias
Ação policial em bar apreende camisas de facção e revólver em São Miguel dos Milagres
Irritado com presença de amigas da mãe em casa, jovem tenta esganar genitora e ameaça de morte o próprio irmão, em Arapiraca
Repórter da Band Minas tem morte encefálica confirmada após acidente, diz emissora
Produção de 46 mestres e artesãos alagoanos ganha o mundo a partir desta segunda, na Semana de Design de Milão 2026
Advogado de professor preso acusado de pedofilia em Murici se manifesta, em Maceió
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Assinatura de Ordem de Serviço Vale do Perucaba
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

