Confederação tira título de Senegal e declara Marrocos campeão da Copa Africana de Nações
Punição deu-se pelo fato de parte da seleção senegalesa ter abandonado o campo após marcação de pênalti no fim do jogo
A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou nesta terça-feira que acatou recurso interposto pela Federação Marroquina de Futebol e tirou o título da Copa Africana de Nações de Senegal, que foi campeão em 18 de janeiro após vitória sobre Marrocos, em Rabat. A decisão faz da seleção marroquina a campeã continental.
A decisão judicial teve como base a ameaça de Senegal deixar o campo após marcação de pênalti a favor de Marrocos nos acréscimos do segundo tempo, em final disputada na capital marroquina.
O que aconteceu no jogo?
A confusão começou quando o árbitro, após consulta no VAR, apontou a penalidade. A arbitragem alegou que Malick Diouf, de Senegal, derrubou Brahim Díaz, do Marrocos, dentro da área. A equipe senegalesa ficou revoltada com a marcação no fim do jogo e o técnico Pape Thiaw pediu para seus jogadores deixarem o gramado.
A seleção de Senegal chegou a sair de campo, mas pouco tempo depois Sadio Mané pediu para que os companheiros voltassem. Após muita confusão, Brahim Díaz, que sofreu a penalidade, bateu de "cavadinha" e mandou no meio do gol para a defesa tranquila do goleiro. O árbitro apitou o final do jogo.
A revolta de Senegal com o pênalti marcado tem uma explicação. Pouco antes, a equipe senegalesa teve um gol anulado por falta de Seck em Hakimi dentro da grande área. Os jogadores reclamaram bastante, e pouco depois teve o pênalti marcado para o Marrocos nos acréscimos do tempo regulamentar.
Com o 0 a 0 no placar, a partida foi para a prorrogação. Aos três minutos, Pape Gueye, dentro da grande área, chutou para o gol e marcou para a equipe senegalesa. O Marrocos chegou a ter algumas oportunidades, mas não conseguiu alterar o placar.
Confira a decisão oficial comunicada pela CAF nesta terça-feira:
O Comitê de Apelações da Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu, em aplicação do artigo 84 do Regulamento da Copa Africana de Nações (CAN), declarar a seleção nacional do Senegal derrotada por W.O. na final da Copa Africana de Nações TotalEnergies CAF Marrocos 2025 (“a Partida”), sendo o resultado ratificado com um placar de 3 a 0 a favor da Real Federação Marroquina de Futebol (FRMF).
Em reunião realizada hoje, o Comitê de Apelações da CAF decidiu, após recurso apresentado pela Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF) referente à aplicação dos artigos 82 e 84 do Regulamento da Copa Africana de Nações, o seguinte.
O que dizem os artigos 82 e 84?
O Artigo 82 determina que "se, por qualquer motivo, uma equipe deixar o campo antes do término programado da partida sem a permissão do árbitro, será considerada perdedora e será definitivamente eliminada da competição". Já o Artigo 84 diz: "a equipe que violar as disposições dos Artigos 82 e 83 será permanentemente excluída da competição" e "perde a partida por 3 a 0".
Últimas Notícias
CSE alcança pontuação do ASA na Série D após vencer Jacuipense por 3 a 2
Alex Bruno marca, mas ASA é derrotado pelo Atlético (BA) de virada
Lucifer, Hitler e Facebook: veja nomes de bebês proibidos ao redor do mundo
Jovem sofre queimaduras de caravelas e recebe atendimento na Praia do Francês
VÍDEO: Prefeito 'ressuscita' Reginaldo Rossi e anuncia rei do brega como atração do São João
Vídeos mais vistos
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Lançamento da 2ª edição do livro sobre os 100 anos de Arapiraca

