Detran Alagoas orienta passo a passo para obtenção da 1ª CNH pelo app e site do órgão
As mudanças estabelecidas pela Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) modernizaram o processo de formação de condutores. Em Alagoas, a abertura do processo para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está em vigor. Agora, o candidato pode escolher abrir o procedimento pelo aplicativo CNH do Brasil ou pelo site do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).
O processo ficou mais simplificado, digital e reduziu os custos para o cidadão. As mudanças também impactam diretamente políticas públicas de benefícios sociais em Alagoas, como a CNH do Trabalhador, ampliando a capacidade do Governo do Estado de oferecer habilitação a custo zero para a população de baixa renda. Na próxima edição, serão 30 mil novas vagas, conforme anunciado pelo governador Paulo Dantas esta semana.
Passo a passo para abertura da 1ª CNH pelo aplicativo CNH do Brasil:
PASSO 1 - Download e acesso ao aplicativo
Baixe gratuitamente o aplicativo CNH do Brasil nas lojas Google Play e App Store. Quem já utiliza a Carteira Digital de Trânsito (CDT) deve apenas manter o aplicativo atualizado. O acesso é feito por meio da conta gov.br.
PASSO 2 - Abertura do requerimento da 1ª CNH
Ao acessar o aplicativo, o sistema identifica automaticamente os usuários que ainda não possuem CNH. Na área “Condutor”, o cidadão deve selecionar a opção “Requerimento da Primeira Habilitação”. Os dados pessoais são importados diretamente da conta gov.br, sendo necessário apenas conferir e confirmar as informações apresentadas.
PASSO 3 - Escolha da categoria e do estado
Na sequência, o candidato escolhe a categoria pretendida - carro (B), moto (A) ou ambas - e informa que fará o processo em Alagoas. Essa etapa define o Detran responsável pela execução dos exames e pela emissão da habilitação.
PASSO 4 - Curso teórico gratuito e online
Uma das principais inovações é a possibilidade de iniciar imediatamente o curso teórico gratuito e sem carga horária mínima, oferecido pelo Ministério dos Transportes no app CNH do Brasil, sem a necessidade prévia de emissão de guias do Detran.
O conteúdo é totalmente digital, com aulas em vídeo, podcasts e materiais interativos sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente. O progresso é salvo automaticamente, e o certificado é registrado diretamente no Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Na opção de abertura de serviço pelo app, o candidato pode fazer logo o curso teórico, antes mesmo de emitir a guia do Detran, proceder a captura de imagem e os exames clínico e psicológico.
PASSO 5 - Emissão de guias
Para os exames clínico e psicológico, o candidato precisa emitir e pagar as guias disponíveis no site do Detran (detran.al.gov.br).
PASSO 6 - Exame teórico
Após a conclusão do curso teórico pelo app, a emissão e pagamento das guias no site do Detran/AL e os exames clínico e psicológico, o candidato já pode agendar o exame teórico, que é feito de forma presencial em Alagoas.
PASSO 7 - Acompanhamento das etapas pelo aplicativo
Durante todo o processo, o candidato pode acompanhar, em tempo real, o andamento das etapas diretamente no aplicativo, como coleta biométrica, exames médico e psicológico, prova teórica, aulas práticas e exame prático, com atualização automática do status.
PASSO 8 - Aulas práticas e exame prático
Após aprovação no exame teórico, o candidato inicia as aulas práticas de direção veicular. O curso prático para as categorias A e B tem duração mínima obrigatória de 2 horas-aula (para cada categoria escolhida).
A partir das 2 horas de aulas, o candidato já pode agendar o exame prático. Com a aprovação na prova, o sistema autoriza a emissão da Permissão para Dirigir (PPD), que já pode ser acessada na versão digital da CNH.
Últimas Notícias
Operação Integrada prende irmão de Nem Catenga na Vila Brejal, na parte baixa de Maceió
'Natal sem Fome': terceirizados da Ativa recebem 88 cestas básicas
Tatuador é preso suspeito de estuprar adolescente, durante atendimento, em Maceió
Prefeito Ronaldo Lopes anuncia início da construção do campus da Ufal em Penedo

