Alagoas supera média nacional de participação no Enem e consolida segundo maior índice de concluintes inscritos no Brasil
A participação dos estudantes da rede estadual de Alagoas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou resultados acima da média nacional e reforçou o compromisso do estado com a preparação dos jovens para o acesso ao ensino superior.
No primeiro dia de aplicação das provas, 81,57% dos alunos inscritos da rede estadual compareceram, enquanto no segundo dia a presença foi de 79,77%. Os números ficam acima da média nacional divulgada pelo Inep, que registrou 73% no primeiro dia e 70% ao considerar os dois dias de provas, mantendo índices semelhantes aos do ano anterior.
O desempenho de Alagoas também se destacou no número de concluintes inscritos. Com 95,51% dos estudantes do último ano do Ensino Médio participando do exame, o estado alcançou o segundo maior índice do Brasil. Somando concluintes, estudantes da EJA e treineiros, o total de inscritos ultrapassou 34 mil participantes.
O cenário favorável é resultado de um trabalho contínuo de mobilização realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Desde o início do ano, cada escola da rede estadual elaborou um plano de ação específico para o Enem, reunindo estratégias de inscrição, preparação e incentivo à participação dos estudantes.
Ao longo de 2025, foram promovidos aulões, simulados, palestras e revisões, fortalecendo o acompanhamento pedagógico e ampliando o engajamento escolar. Para auxiliar os concluintes, a Seduc distribuiu um kit didático exclusivo para o Enem, com conteúdos organizados por área do conhecimento, materiais específicos de redação e instrumentos voltados à realização de simulados.
O Programa Foca o Enem também contribuiu para ampliar o alcance das ações de preparação, com aulões transmitidos pelo YouTube, atividades presenciais nas Gerências Especiais de Educação e um acervo permanente de revisões disponível online para todos os alunos.
Segundo Danielly Verçosa, gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, o comprometimento das equipes pedagógicas e o engajamento dos estudantes devem se refletir no desempenho final. “Neste último ano, tivemos um aumento de 36% no percentual de aprovados no Enem em nossa rede e estamos otimistas em relação ao Sisu 2026. Lembrando que as notas do Enem também podem ser usadas para o ingresso em faculdades particulares por meio de programas como o Prouni e o FIES”, destacou.
Últimas Notícias
Homem ameaça matar esposa com revólver e é contido pelo neto da vítima em Palmeira dos Índios
Anvisa proíbe algumas marcas de canetas emagrecedoras no Brasil; confira a lista!
PM resgata crianças encontradas desacompanhadas em imóvel aberto em Maceió
PM atende duas ocorrências de perturbação do sossego no bairro Canafístula, em Arapiraca
Mulher é abordada pela PM e autuada por porte de arma branca no bairro Manoel Teles, em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS
Junqueiro recebe governador para inaugurações

