Com banda Vibrações, Prefeitura de Arapiraca celebra Festival da Consciência Negra
A resistência, cultura e saber do povo negro são homenageadas no mês de novembro, mês da Consciência Negra. Em Arapiraca, diversas atividades acontecem ao longo desses 30 dias, tendo como culminância o I Festival da Consciência Negra. O Festival reúne música, moda, ancestralidade, cultura e tradições entre os dias 17 a 21 de novembro. Pela primeira vez na Praça Luiz Pereira Lima, a banda Vibrações é uma das atrações deste festival realizado pela Prefeitura de Arapiraca e Sesc Arapiraaca.
A abertura do festival, na segunda-feira (17), acontece na Tenda Cultural Afrísio Acácio e conta com a presença de lideranças quilombolas e exposição de indumentárias, a apresentação cultural será do grupo Pérolas Negras. Durante o evento, diversos serviços de saúde, educação e assistência acontecerão no espaço, além dos parceiros Dismoto, Grupo Coringa, Uninassau e Tio Vieira, que estarão com stands no local.

A Casa da Cultura também terá novas exposições abertas ao público com a temática, as produções das comunidades quilombolas do Carrasco e Pau D’Arco e da artista Ana Araújo contarão a história e tradições das comunidades.
Na terça-feira (18), a programação segue no Sesc Arapiraca com visita mediada na galeria de artes que está com a exposição Memórias do Inconsciente, do artista Jhonysson Nobre e oficinas de arte. A Mostra Sesc de Cinema, no Teatro Hermeto Pascoal, será temática com exibição de filmes que celebram a história e cultura afro-brasileira.
A Noite Preta, na quarta-feira (19), será um momento de destacar a fé e história afro-brasileira em Arapiraca, com exposições, gastronomia, música e roda de conversas. Os batuques ecoarão resistência na tocada de recepção com os ogãs das casas de matriz africana de Arapiraca. A roda de conversa terá a participação dos representantes dis terreiros, Mãe Rita, Pai Samuel Ketu, Genilda representando o Carrasco, Laurinete representando o Pau D’arco e Pai Quinha, com a entrega de certificados que reconhece a luta e resistência do povo negro. Para encerrar a noite, as bandas Vibrações e Quiçaça sobem ao palco da Tenda Cultural Afrísio Acácio para celebrar a Consciência Negra.

No dia da Consciência Negra, 20, a programação será no Bosque das Arapiracas, com apresentações dos grupos Brilho da Raça, Pérolas Negras, Afro Ara, Afoxé Xango Layô, além de oficinas de turbantes, pintura afro e tranças, feirinha de artesanato, além dos stands parceiros.
Arapiraca encerra a programação da Consciência Negra com uma edição especial do Desfile Vestir Agreste, com a temática Negritude in foco, na Tenda Cultural Afrísio Acácio, na sexta-feira (21), a partir das 17h. O desfile é uma homenagem à cultura e moda negra que encanta a todos.
Últimas Notícias
Pé-de-Meia Licenciaturas abre pré-inscrições nesta terça-feira
Carnaval termina com calor, nuvens e previsão de chuva em Alagoas
Homem é morto a facadas durante festa em Piaçabuçu; suspeito é preso
Homem é preso por tráfico após tentar fugir e arremessar drogas em Arapiraca
Homem é preso em flagrante após agredir companheira com capacete em Paripueira
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

