Inspeção constata problemas estruturais e de alimentação em escola de Maceió
Na última segunda-feira, 20 de outubro, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) realizou uma inspeção na Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro, como parte da programação de visitas a unidades que oferecem a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
A ação integra uma força-tarefa composta também pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Defensoria Pública Estadual (DPE), que pretende vistoriar 40 escolas em Maceió para avaliar as condições estruturais, pedagógicas e de alimentação oferecidas aos estudantes.
Durante a visita, foram identificadas diversas irregularidades. A escola apresenta problemas de infraestrutura, como carteiras sujas, armários quebrados, quadros danificados e tomadas sem espelhos de proteção. Os banheiros masculinos estão sem portas ou trancas, não possuem sabão nem papel higiênico, e há queixas sobre a limpeza das salas e demais ambientes.
Na alimentação escolar, a equipe constatou que, apesar de haver grande quantidade de alimentos armazenados, no dia da visita estavam sendo servidos apenas biscoitos e suco. A direção informou que o fornecimento do almoço foi suspenso por falta de gás, que costuma ser adquirido com recursos do próprio caixa de custeio da escola. Além disso, o cardápio servido é considerado pouco variado, já que não segue o oficial, o café é muito doce, já a comida é sem sal, e o cardápio se repete com frequência, com destaque para o consumo de biscoitos cream cracker.
Outro problema é o transporte dos alunos. Apenas uma linha de ônibus escolar atende a uma única rota, e muitos estudantes precisam usar o transporte público, com pontos considerados inseguros. Um aluno surdo relatou que precisa ir de bicicleta porque o transporte escolar não passa em sua região e ele não consegue utilizar o cartão Vamu.
A equipe também verificou que a sala de informática e a quadra de esportes não estão sendo utilizadas pelos alunos. Segundo o professor de Educação Física, faltam materiais para as aulas. A sala de informática também segue sem uso dos discentes, mas são usados por estudantes de uma faculdade conveniada.
De acordo com a coordenadora da iniciativa pelo MPAL, promotora de Justiça Alexandra Beurlen, as informações colhidas serão reunidas em relatório e encaminhadas aos órgãos competentes, com recomendações para que as falhas sejam corrigidas. “Nosso objetivo é garantir que os estudantes d EJAI tenham acesso a um ensino de qualidade, em um ambiente digno e seguro”, afirmou.
A força-tarefa seguirá com as inspeções em outras escolas de Maceió nas próximas semanas.
Últimas Notícias
Faltam oito dias: TRE/AL alerta que boca de urna é crime no dia da eleição
Mulher se recusa a pagar comida e entregadores realizam buzinaço na porta de prédio na Ponta Verde, em Maceió
Ministro dos transportes destaca que Daniel foi um dos principais articuladores do VLT de Arapiraca
Em grande carreata por Maceió, Alfredo Gaspar dispara: Lula é o pai de Lulinha, que roubou os aposentados, e pai do Tigrinho, que também roubou o povo brasileiro
Setembro Amarelo: Prefeitura de Jaramataia promove ação de saúde mental para servidores da Assistência Social
Vídeos mais vistos
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Prefeitura entrega óculos em Arapiraca

