Antologia “Palavras são Navalhas” reúne 50 poetas de 21 estados e ganha destaque nacional
A poesia brasileira acaba de ganhar uma nova obra coletiva que promete marcar a literatura contemporânea: a Antologia Palavras são Navalhas. Organizada pelo editor Aliedson Lima, da Revista Navalhista, em parceria com a Editora Sertão Pasárgada, a obra traz vozes de 50 poetas espalhados por 21 estados do país, além do Distrito Federal, compondo um verdadeiro mosaico de estilos, ritmos e linguagens. A coletânea conta ainda com a participação internacional da poeta haitiana Tamara Isaac.
A Revista Navalhista, que vem desenvolvendo um papel importante de divulgação da literatura contemporânea brasileira, tem se destacado na publicação de todos os gêneros literários, além de resenhas críticas e entrevistas. Hoje, figura como um dos maiores veículos na luta pela democratização da literatura no país, servindo como ponte entre autores emergentes e leitores em busca de novas vozes.
Segundo o editor Aliedson Lima, o título da Antologia reflete a força de cada poema: são versos que “cortam”, que instigam reflexões, que não deixam o leitor ileso. A obra foi dividida em cinco partes chamadas de “navalários”, cada uma reunindo textos que dialogam entre si por afinidades temáticas e estéticas. Um exemplo é o “navalhário para trucidar corações que lutam”, seção voltada para poemas de crítica social mais contundente.
Diversidade e representatividade
Um dos grandes desafios enfrentados pela organização foi conciliar qualidade literária com a representatividade regional. Para isso, houve ampla mobilização: apenas em uma das chamadas públicas, o editor recebeu cerca de 400 e-mails, a maior parte com poesias. O esforço resultou em uma seleção que valoriza tanto autores já reconhecidos quanto novas vozes que despontam no cenário nacional.
Pré-venda e circulação
A Antologia está em fase de pré-venda até 3 de outubro, etapa fundamental para viabilizar a impressão e distribuição da obra. A campanha está disponível na plataforma Benfeitoria, pelo link: https://benfeitoria.com/projeto/palavrassaonavalhas.
A expectativa é de que a Antologia circule não apenas em capitais e centros culturais, mas também em cidades menores, ampliando o acesso à poesia e fomentando a formação de novos leitores.
Impacto cultural
Ao reunir uma rica seleta de poemas, antologia Palavras são Navalhas busca provocar o leitor: são textos que falam de resistência, crítica, amor, dor e esperança. Para o editor Aliedson Lima, o objetivo é criar um espaço de encontro entre diferentes realidades brasileiras, reforçando o papel da literatura como instrumento de diálogo e transformação social.
Últimas Notícias
Arapiraca vive dia de fé e devoção com a 23ª Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho; assista
PM conduz quatro pessoas à delegacia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma no interior
Operação da PM apreende 60 aves silvestres em feiras livres de Maceió e Rio Largo
Morre ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, Denício Calixto
Homem de 29 anos morre após poste cair na cabeça dele, em povoado de São Miguel dos Campos
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração de escola no Capim

