Escola José Pereira Sobrinho conquista vaga na etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Por Redação 19/08/2025 21h09
Por Redação 19/08/2025 21h09
Escola José Pereira Sobrinho conquista vaga na etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Escola José Pereira Sobrinho conquista vaga na etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Foto: Assessoria

Uma instituição de ensino de Arapiraca conquistou classificação para a etapa nacional da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com um projeto inovador de rearborização escolar.  Trata-se da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Sobrinho, localizada no sítio Baixa do Capim, zona rural da capital do Agreste alagoano.

O resultado foi confirmado nesta terça-feira, 19, durante a etapa estadual do evento, que teve como tema “Transformando o Brasil com Educação e Justiça Climática”.

Responsáveis pelo Projeto “Rearborização da comunidade escolar – Implementação de práticas sustentáveis e plantação de árvores”, a escola destacou-se por unir conscientização ambiental, protagonismo estudantil e ações práticas voltadas à sustentabilidade.

A iniciativa, que consagrou a escola arapiraquense foi construída de forma coletiva pela gestão escolar, professores e alunos, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.

Na prática, os estudantes do 8º ano realizaram o plantio de mudas na área da escola, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar, reduzir as altas temperaturas, valorizar o paisagismo local e promover qualidade de vida para a comunidade. Mais do que uma ação de plantio, o projeto buscou despertar uma reflexão crítica sobre as mudanças climáticas e a necessidade de garantir a justiça climática como um direito de todos.

Segundo a diretora Ala Acioli, o protagonismo estudantil foi o diferencial da proposta. “Hoje nossa comunidade escolar está imensamente orgulhosa. Perceber que chegamos tão longe é um misto de sentimentos, uma sensação de que o trabalho que vem sendo realizado está alcançando um dos maiores objetivos que é o protagonismo estudantil.”, ressaltou a diretora.

A equipe gestora, formada pela diretora Ala Acioli, a vice-diretora Wannessa Rozendo, a coordenadora Rosângela Borges e a professora Ana Paula Barbosa, junto aos alunos Thayná e Guilherme, representou a comunidade escolar e defendeu a importância da rearborização como prática contínua de sustentabilidade.

Agora a Escola Ensino Fundamental José Pereira Sobrinho se prepara para a etapa nacional, para levar o nome de Arapiraca o trabalho de conscientização ambiental dos estudantes cada vez mais longe.