IMA realiza operação para combater a extração mineral irregular no interior do estado

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas realizou uma operação de fiscalização e monitoramento em áreas de extração mineral no estado. A fiscalização ocorreu nos municípios de Batalha, Barra de São Miguel, Piaçabuçu e São Sebastião, resultando em embargos e autuações que somam R$ 150 mil em multas. Nas propriedades fiscalizadas, foram constatadas diversas irregularidades, como a ausência de licenciamento ambiental.
A ação foi realizada a partir de denúncias feitas ao órgão ambiental. A iniciativa teve como objetivo verificar o cumprimento da legislação ambiental, coibir atividades ilegais e promover a preservação dos recursos naturais.
.jpeg)
Além das autuações e embargos, os responsáveis responderão a processos administrativos e, nos casos mais graves, poderão ser responsabilizados judicialmente. As equipes técnicas do IMA realizaram vistorias em localidades que exercem atividades de extração mineral, especialmente nas áreas de areia, brita e argila. Durante as fiscalizações, foram verificados documentos de licenciamento, medidas de controle ambiental, recuperação de áreas degradadas e possíveis danos a corpos hídricos e à vegetação nativa.
De acordo com o presidente do IMA, Gustavo Lopes, a operação reforça o compromisso do órgão com o desenvolvimento sustentável e o combate à degradação ambiental.
“A extração mineral precisa estar alinhada à legislação e às boas práticas ambientais. Atividades fora da legalidade comprometem os ecossistemas e as comunidades do entorno. O IMA continuará atuando com rigor, por meio da fiscalização constante, contando também com as denúncias que chegam — o que comprova a importância da participação da sociedade como guardiã do meio ambiente”, afirmou.

A operação faz parte de um calendário permanente de ações do IMA voltadas ao controle ambiental das atividades econômicas no estado. O órgão reforça que seguirá atuando de forma contínua e que denúncias podem ser feitas pela população por meio dos canais oficiais, de forma anônima e segura.
O aplicativo ‘IMA Denuncie’ permite que cidadãos alagoanos registrem denúncias de crimes ambientais, com versões disponíveis para Android e iOS.

Últimas Notícias

Polícia Civil investiga achado de dois corpos em cova rasa na zona rural de Rio Largo

Alfredo Gaspar transforma experiência na segurança pública e combate ao crime em projetos de lei no Congresso

Polícia identifica suspeito de assaltar ótica em Arapiraca

PF apreende R$ 65 mil em eletrônicos não declarados no Aeroporto Zumbi dos Palmares

FPI atua para combater trabalho análogo à escravidão em pedreiras no Sertão alagoano
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
