CNH do Trabalhador: prazo final de inscrições antecipado para 7 de julho
O prazo final para as inscrições no programa CNH do Trabalhador foi antecipado para 7 de julho, às 14h. Com mais de 80 mil inscritos em menos de três dias de inscrições, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) ajustou o cronograma de inscrições devido à alta demanda.
O programa é exclusivo para pessoas inscritas no CadÚnico-AL até 31 de dezembro de 2024. Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site do Detran Alagoas, pelo link: https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/cnh-trabalhador/. A mudança no prazo final das inscrições visa otimizar o processo de seleção para as 3.505 vagas disponíveis nesta primeira edição.
.jpg)
O Detran/AL reforça que todo o processo para participar do programa é totalmente gratuito: desde a inscrição até todos os trâmites para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso inclui exames clínicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) – popularmente conhecidos como autoescolas –, além das provas teórica e prática de direção.
O programa CNH do Trabalhador é uma iniciativa do Governo de Alagoas que destina mais de R$ 3 milhões para a formação de condutores e emissão gratuita da primeira CNH nas categorias A ou B. As vagas foram distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios alagoanos. O processo de seleção, cujas regras foram publicadas na Portaria 1.206/2025 do Detran/AL, ocorrerá em três fases.
Após o encerramento das inscrições, a seleção dos candidatos será feita com base nos critérios definidos pelo Decreto Estadual nº 102.831 e pela Portaria do Detran. Após a divulgação da lista dos selecionados, os candidatos deverão abrir o processo de primeira habilitação, de acordo com o cronograma a ser divulgado pelo Detran, e em seguida seguir as etapas de exames médico e psicológico, e o curso teórico em um CFC indicado pelo órgão.
O processo deve ser finalizado em até 12 meses. Os custos adicionais por falta ou reprovação em exames serão de responsabilidade do candidato.

Pré-requisitos para a CNH do Trabalhador:
Ter mais de 18 anos; estar cadastrado no CadÚnico Alagoas até o dia 31 de dezembro de 2024; ter ensino fundamental completo; comprovar domicílio em Alagoas; e possuir CPF e documento oficial de identificação com foto. Para mais informações, acesse o site oficial do Detran Alagoas ou o perfil @detranalagoas no Instagram.
Últimas Notícias
Aliado de JHC reconhece avanço das estradas sob Paulo Dantas: “Alagoas passou Pernambuco”
Nu, homem invade residência e mata vizinho espancado
Daniel e Lucas homenageiam Luciano Barbosa durante encontro com a educação
PT confirma que Lula estará em Alagoas, ao lado de Renan Filho, em setembro
Justiça Eleitoral determina retirada de vídeo com conteúdo produzido por IA sem identificação
Vídeos mais vistos
Bate-papo com jovens na Casa Nezinho
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Entrega de ginásio poliesportivo na Lagoa do Rancho
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

