De 01 a 03 de agosto: Veja a programação do Festival de Inverno de Água Branca 2025
Garoa caindo durante o dia, à noite, névoa cobrindo a cidade. Turistas já podem tirar os agasalhos do guarda-roupa e marcar na agenda a data da viagem. Falta menos de um mês para o Festival de Inverno de Água Branca (FIAB).
A prefeita de Água Branca, Nayara Emmanuela, anunciou nesta terça-feira, 01, a programação oficial da 20ª edição do FIAB, que acontece nos dias 01, 02 e 03 de agosto. O evento, totalmente gratuito, é um dos mais tradicionais da região e reúne, durante os três dias, muita música, cultura e gastronomia regional.
A chegada da temporada de inverno é bastante aguardada pelos água-branquenses e visitantes. O Festival de Inverno de Água Branca é um dos atrativos turísticos que aquece a economia em um momento considerado de baixa temporada na região. “O turismo de inverno é importante para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. É a nossa alta temporada. Por isso, pensamos na grade artística trazendo grandes nomes reconhecidos nacionalmente, justamente para atrair mais turistas para a nossa cidade, para apreciar o nosso clima agradável, conhecer nossas culturas e, à noite, curtir shows de qualidade que fortalecem a tradição do Festival e a essência do forró do nosso Nordeste”, explica Nayara.
Com o slogan “Tradição, Serra e Frio no Sertão”, o Festival de Inverno de Água Branca foi pioneiro no Estado. Sua estreia aconteceu em 2004, o evento é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal, tradicionalmente entre os meses de julho e agosto. Tornou-se Lei Municipal de nº 547/2008. Em 2025, o FIAB integra o Calendário de Eventos do Ministério do Turismo, sendo a primeira etapa do 3º Circuito Alagoano de Inverno, atraindo visitantes de todo o país que buscam lazer em um clima ameno, com boa música e gastronomia interiorana.
Programação
O Festival de Inverno de Água Branca conta com uma vasta programação cultural durante o dia, que inclui trilhas ecológicas para cachoeiras, apresentações de danças folclóricas culturais, apresentações de artistas locais, visita aos casarões históricos, feira de gastronomia quilombola, feira de literatura e artesanato água-branquense, além de esportes radicais como Hally e voo livre de parapente.
À noite, as apresentações musicais no palco principal acontecem a partir das 22h na Praça Municipal de Eventos, um espaço que conta com aproximadamente 10 mil metros quadrados, projetado para receber grandes espetáculos.
01/08 – Sexta-feira
Dilsinho
Devinho Novaes
Fabinho Pressão
02/08 – Sábado
Batista Lima
Tarcísio do Acordeon
Willy Vaqueiro
Vinny Sandes e Daniel do Gado
03/08 - Domingo
Bruno & Marrone
Mano Walter
Mara Souza
Sobre a cidade de Água Branca
Localizado a cerca de 307 km da capital alagoana, o Município de Água Branca está situado na região Serrana do Sertão Alagoano e se destaca na temporada de inverno por seu clima frio. A sede administrativa da cidade situada a 570 metros de altitude é considerada a segunda mais alta de Alagoas, e chega a registrar sensação térmica de até 12 graus no inverno.
A cidade foi fundada em meados do século XVIII pelos irmãos portugueses Faustino Vieira Sandes, José Vieira Sandes e João Vieira Sandes, e sua emancipação política ocorreu em 24 de abril de 1875. O nome da cidade veio de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas.
O Município conta com atrativos turísticos de grande riqueza no patrimônio histórico, no aspecto natural e na cultura tradicional popular, como os casarões construídos no século XIX em estilo barroco e colonial. Destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1770 pelo Major Francisco Casado de Melo; a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída pelo Barão de Água Branca, Joaquim Antônio de Siqueira Torres, em 1871; a Casa da Baronesa Joana Vieira Sandes, palco do primeiro assalto de Lampião como chefe de bando, em 1922; e o Mirante do Calvário que é um dos pontos mais altos de Alagoas situado a 730 metros acima do nível do mar; a Fazenda Cobra que fez parte dos cenários das novelas Guerreiros do Sol da Globoplay (2025), Entre Irmãs da TV Globo (2017) e Velho Chico da TV Globo (2016).

Últimas Notícias
Bombeiros resgatam vaca de dentro de fossa desativada, em chácara
Milton Naves, ícone do rádio esportivo morre aos 70 anos
Vigia do Estádio Rei Pelé é preso durante operação nacional contra crimes sexuais
Dupla é presa em flagrante após roubo de R$ 37 mil em “canetas emagrecedoras” de farmácia
Operação da PM apreende 11 motos roubadas e furtadas durante ação integrada, em Rio Largo
Vídeos mais vistos
Paixão de Cristo de Arapiraca 2026
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

