Artista alagoana representa o Brasil em espetáculo internacional sobre mulheres na América Latina

A arte alagoana ganha destaque no cenário internacional com a participação da artista Lisete Farias no espetáculo “Mulher Onça” (“Mujer Jaguar”), uma coprodução que une Brasil, Guatemala, Costa Rica e Chile para tratar de um tema urgente e necessário: a violência contra as mulheres.
Fundadora da Escena Circo, Lisete atua como assistente de direção e intérprete na montagem, que será apresentada neste mês de julho na Guatemala, dentro da programação oficial do Ano Ibero-Americano das Artes Cênicas. A obra tem apoio do Fundo Ibero-Americano de Ajuda às Artes Cênicas (Iberescena) e conta com direção da costarriquenha Sol Carballo e trilha do chileno Juan Pastor Palacios.
“Mujer Jaguar” é uma criação inspirada na deusa maia Ixchel e em diversas lendas da América Central e do Sul. A narrativa gira em torno de uma figura mítica — a mulher onça — que se rebela contra as forças colonizadoras para proteger os mais vulneráveis. A obra é uma homenagem às mulheres que, geração após geração, romperam o silêncio e ergueram a voz por justiça e dignidade.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância da presença alagoana no projeto.
“É motivo de orgulho ver Alagoas representada em uma montagem com tamanha relevância social e artística. A trajetória de Lisete Farias inspira e confirma o poder das artes cênicas como instrumento de mudança e de valorização das mulheres em toda a América Latina”, falou.
O espetáculo também conta com a participação de jovens do projeto social Meraki, da Guatemala, que contribuíram para a criação da obra em um processo híbrido — com encontros virtuais e presenciais. As apresentações acontecerão em comunidades com alto índice de violência de gênero, reafirmando o compromisso da produção com o acesso à cultura e à promoção dos direitos humanos.
As apresentações de “Mulher Onça” acontecem nos dias 11 e 14 de julho, na Guatemala. A primeira será realizada no Teatro Municipal de Mixco, na sexta-feira (11), às 9h. Já a segunda ocorre na segunda-feira (14), também às 9h, no Salão Municipal da antiga igreja, localizado na Zona 2 de San José Pinula.
Os interessados podem acompanhar a viagem e o trabalho da artista através dos perfis do Instagram @proyecto_mujerjaguar | @escena_circo | @lisetefarias.
Últimas Notícias

Polícia Militar prende suspeito de agredir a companheira em Maragogi

Lula sanciona lei contra adultização de crianças nas redes

Hospital de Emergência do Agreste promove I Simpósio Interdisciplinar do Setembro Amarelo

Moraes proíbe agentes do GSI na escolta de deslocamentos de Bolsonaro

Ex-Grêmio e Seleção Brasileira, Douglas Costa tem prisão decretada por dívida de R$ 492 mil em pensão alimentícia
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
