Celular Seguro: Segurança Pública intima moradores do Agreste a devolver aparelhos com queixa de roubo ou furto

Aproximadamente trezentos moradores do Agreste alagoano estão sendo intimados pelo Programa Celular Seguro, criado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública para combater furtos e roubos de aparelhos telefônicos, para a devolução voluntária dos equipamentos. A ação para a entrega dos telefones em Arapiraca vai ocorrer entre os dias 12 e 14 de maio deste ano.
Os atendimentos aos intimados serão feitos em salas da unidade do Centro de Aperfeiçoamento e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizada na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), às margens da rodovia AL-220, no bairro Novo Horizonte. Cada pessoa receberá uma notificação eletrônica pelos números oficiais do programa através do WhatsApp: 0800 729 4593e (82) 98752-2597. Com a entrega, o portador do celular poderá evitar a responsabilização criminal por receptação culposa ou dolosa.
-17.jpeg)
Lançado em janeiro deste ano, o Celular Seguro recuperou 475 aparelhos. Destes, cerca de 245 já foram devolvidos aos verdadeiros proprietários, que tinham registrado o boletim de ocorrência informando o IMEI do equipamento quando foram vítimas da ação delituosa. A entrega dos celulares recuperados foi iniciada no último dia 14 de abril durante evento promovido na Delegacia Geral da Polícia Civil. Em Maceió, os atendimentos aos intimados e das pessoas que estão recuperando os telefones ocorre na sede da SSP, no Centro de Maceió.
O programa foi desenvolvido para rastrear e recuperar celulares com restrição de furto, roubo ou perda, utilizando como base boletins de ocorrência e dados fornecidos por operadoras de telefonia, por meio do número IMEI – uma identificação única de cada aparelho. Além de recuperar os dispositivos, o Celular Seguro tem como foco inibir o comércio ilegal e fortalecer o enfrentamento à criminalidade no estado. Operações contra o comércio ilegal de celulares também vão fiscalizar pontos de venda.
O órgão também destaca que a devolução voluntária demonstra boa-fé da pessoa que adquiriu o dispositivo de forma irregular, até mesmo sem saber da situação. Já em casos de má-fé comprovada, poderá haver responsabilização criminalmente por receptação, conforme prevê a legislação.
Perdeu o celular ou foi roubado? Saiba como denunciar!
Em caso de perda ou furto, o registro da ocorrência pode ser feito pela Delegacia Virtual. No momento do registro da ocorrência é essencial que o cidadão informe o IMEI, que será usado para rastrear o aparelho, e o número da nota fiscal de compra.
A forma mais prática de descobrir o número IMEI do seu aparelho é discando o código universal *#06# no aplicativo de chamadas, que exibe o IMEI automaticamente na tela. Outra opção é acessar as configurações do dispositivo, navegando até “Sobre o telefone” ou “Informações do status”, onde o número também costuma estar listado. O número também pode estar impresso na etiqueta da embalagem original do aparelho.
Últimas Notícias

Motorista perde controle de veículo, bate em coqueiro e fica preso às ferragens, em Arapiraca

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Vasco anuncia a contratação de Fernando Diniz

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
