Cineasta franco-suíço revela desejo de fazer documentário sobre músico alagoano Djavan

Música é perfume para Maria Bethânia. E para o cineasta franco-suíço George Gachot, música é também cinema. E não é difícil constatar isso. Basta assistir a alguns de seus documentários. São obras como “Nana Caymmi em Rio Sonata”, sobre a célebre cantora, primogênita de Dorival Caymmi (1914-2008); “O samba”, sobre Martinho da Vila, e o supracitado (e não menos comovente) “Música é perfume”, sobre Bethânia.
A música está presente no mais novo filme do diretor. Ela é o pano de fundo (OK, nem tão de fundo assim) de “Misty – A história de Erroll Garner”, sobre o célebre pianista e compositor norte-americano, falecido em 1977. De passagem pelo Rio de Janeiro, onde promoveu seu novo filme no Festival de Cinema Europeu Imovision, Gachot falou com NEW MAG sobre seus próximos projetos . E um deles inclui um documentário sobre… Djavan. Isso mesmo.
– As conversas começaram em 2024 e estão avançadas – adianta o cineasta revelando o que permeou sua escolha: – Adoro a música do Djavan, tão brasileira e ao mesmo tempo do mundo. Por causa disso, fiquei curioso por conhecer sua trajetória, sobre a qual conhecia muito pouco e pretendo descobrir ainda mais.
De todas as empreitadas do diretor relacionadas à nossa música,nenhuma foi mais desafiadora do que o documentário “Onde está você, João Gilberto?”. No filme, lançado em 2018 (um ano antes de o artista falecer), Gachot leva à telona o périplo de tentar estar cara a cara com aquele que integra a Santíssima Trindade criadora da bossa nova.
E NEW MAG quis saber afinal se o diretor conseguiu enfim encontrar o ídolo e personagem central do filme. A resposta não podria ser no melhor estilo do saudoso cantor baiano:
– Não vou falar sobre isso. Esse é um segredo que levo comigo (risos).
Últimas Notícias

Padre José Adeilton, que estava desaparecido, é localizado e resgatado após acidente doméstico em Pilar

Festival da Escola Técnica de Artes promove espetáculos com entrada gratuita

Câmeras da SSP flagram momento do desabamento de galpão, que deixou quatro feridos, em Maceió; assista

Ufal volta a funcionar de forma presencial e regular a partir de segunda-feira, 26

Galpão desaba e deixa quatro feridos, sendo um em estado grave, na parte baixa de Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Espetáculo da Paixão de Cristo de Arapiraca é exibido no Cinesystem
