Clube do Vinil promove cultura, memória e música na Ufal; entrada é gratuita

Resgatar a experiência de ouvir discos de vinil, promover o diálogo entre gerações e valorizar a música como expressão cultural são os objetivos do projeto de extensão “Clube do Vinil: Comunicação, Cultura e Música”, que realizará seu primeiro encontro no dia 30 de abril, às 19h, no auditório do Bloco A de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O projeto, que tem participação ativa de estudantes de Jornalismo e coordenação dos professores Laís Falcão e Victor Pires, nasceu da percepção de que, embora muitas vezes considerado apenas um item retrô, o vinil representa um importante registro histórico, cultural e artístico. Sua materialidade oferece uma experiência tátil, visual e sonora singular, contrastando com a fluidez do consumo digital atual.
A programação contará com uma mesa-redonda sobre consumo e escuta de discos de vinil. Participam do debate Laís Falcão, professora substituta de Jornalismo na Ufal e pesquisadora de MPB; Victor Pires, professor da Ufal e pesquisador de mídia e música; Jailson Alvim, dono do tradicional sebo “Solar Discos”; e a mediação será feita por Pedro Vermelho”, estudante de Jornalismo.
Após a mesa, o evento segue com audições, apresentações e discussões de álbuns escolhidos pelos alunos e convidados. Além disso, alguns discos de vinil serão sorteados entre os participantes, valorizando ainda mais a proposta de incentivar a cultura do disco.
Além de fomentar o debate sobre o papel da música física num mundo cada vez mais digitalizado, o Clube do Vinil também estimula o desenvolvimento prático dos estudantes do curso de Jornalismo.
Os alunos estarão envolvidos em todas as etapas do evento, da produção à cobertura, e terão a oportunidade de exercitar a crítica musical, analisar álbuns, artistas e gêneros, discutir a relação da música com sociedade, política e cultura, e refletir sobre os modelos de produção e distribuição da indústria fonográfica.
Mais que um evento, o Clube do Vinil se propõe a ser um espaço de troca e aprendizado, reconectando gerações pela potência da música, transformando o som do vinil em ponto de encontro, memória viva e expressão cultural.
A atividade é gratuita e aberta à comunidade externa. Mas as vagas são limitadas, e é preciso se inscrever na página do evento, na plataforma Doity, através do link: https://doity.com.br/clube-do-vinil-comunicacao-cultura-e-musica. Apaixonados por música de todas as idades estão convidados a participar desse espaço de escuta, troca e memória. É um convite à escuta atenta em tempos de pressa.
Serviço
Evento: Clube do Vinil
Data: 30 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: Auditório do Bloco A do COS - Ufal
Realização: Curso de Jornalismo / Ufal
Últimas Notícias

Jovem que se afogou nas águas do Rio Mundaú tem corpo encontrado em Murici

Caminhonete capota e vai parar no canteiro de avenida em Maceió; mulher fica ferida

Motociclista é flagrado com pequena quantidade de maconha durante abordagem, em Arapiraca

Homens que morreram em troca de tiros com policiais em Sergipe participaram de homicídio em Arapiraca, diz SSP/SE

Lei Seca autua 18 condutores por alcoolemia em operação no final de semana, em Alagoas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

27ª edição Raízes de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
