Val Kilmer, ator de 'Batman', 'The Doors', e 'Top Gun', morre aos 65 anos
O ator Val Kilmer morreu nesta terça-feira, 1º, aos 65 anos, após uma forte pneumonia. O artista estava em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A informação foi divulgada pela filha do ator, Mercedes Kilmer, ao jornal The New York Times. Além de Mercedes, ele deixa outro filho, o também ator Jack Kilmer.
Entre os protagonistas mais marcantes interpretados por Val Kilmer estão o super-herói Batman, em Batman Eternamente (1994) e o roqueiro Jim Morrison, em The Doors (1991).
Após trabalhos no teatro e na televisão, seu filme de estreia foi a comédia Top Secret! Superconfidencial (1984). Dois anos depois, interpretou Iceman, o rival de Tom Cruise no sucesso de bilheteria Top Gun - Ases Indomáveis (1986).
Na década de 1990, os filmes estrelados por Kilmer arrecadaram mais de US$ 3,7 bilhões em todo o mundo. Na época, foi um dos atores mais bem pagos de Hollywood.
O ator tinha fama de ser difícil de trabalhar e teve desentendimentos com colegas como Marlon Brando, com quem atuou em A Ilha do Dr. Moreau (1996). O diretor de Batman Eternamente, Joel Schumacher, o descreveu à Entertainment Weekly como "infantil e impossível". Por outro lado, a atriz Mira Sorvino, que contracenou com ele em À Primeira Vista (1999) afirmou ao The A.V. Club ter tido uma experiência positiva no set e destacou profissionalismo do ator.
Numa rápida aparição, Kilmer reprisou seu papel como Iceman em Top Gun: Maverick (2022), sua última atuação no cinema.
Em 2017, Kilmer teve um câncer na garganta e passou por um intenso tratamento. Após quimioterapia e traqueotomias, sua voz ficou prejudicada, ao ponto de precisar do uso de Inteligência Artificial para ajustar sua fala em sua última performance, mesmo após a cura da doença.
Michael Mann, que dirigiu Kilmer em Fogo Contra Fogo (1995), prestou homenagem ao ator. "Enquanto trabalhava com Val, sempre me maravilhei com o alcance, a brilhante variabilidade dentro da poderosa corrente do caráter possessivo e expressivo", disse em comunicado à Variety.
Francis Ford Coppola, que dirigiu o ator em Twixt (2011), também relembrou o talento do ator. Em uma publicação em sua conta no Instagram, disse que "Kilmer era o ator mais talentoso quando estava no Ensino Médio, e esse talento só cresceu ao longo de sua vida".
Últimas Notícias
Hospital de Emergência acolhe mais de 540 pessoas no feriadão da Padroeira de Arapiraca
Oruam está foragido após 66 violações à tornozeleira eletrônica
Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran
Samu socorre motociclista em estado grave após colisão com poste em Japaratinga
Colisão entre motocicletas deixa três pessoas feridas na AL-220, em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
29ª edição do Raízes de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

