Dino suspende repasse de “emendas Pix” para universidades em 8 estados, incluindo Alagoas
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta terça-feira (1/4), a suspensão imediata de novos repasses de emendas parlamentares executadas por meio de transferências via Pix – conhecidas como “emendas Pix” – a instituições de ensino superior estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados.
Em 12 de janeiro de 2024, Dino determinou à União e aos estados a publicação de normas sobre a aplicação e prestação de contas referentes a emendas parlamentares federais, pelas instituições de ensino superior e suas respectivas fundações de apoio.
A decisão afeta as Instituições de Ensino Superior estaduais e suas Fundações de Apoio nas seguintes localidades: Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.
Segundo Dino, a determinação é necessária porque as faculdades estaduais não cumpriram a determinação do STF para que elas publicassem as regras para tornar mais transparente a destinação das emendas.
Entre 2020 e 2023, mais de 6,2 mil planos de trabalho não foram cadastrados.
O equivalente a "dezenas de bilhões do orçamento público federal", escreveu Dino. Fato que "sublinha, mais uma vez, o nível de desorganização institucional que marcou a implementação" das chamadas Emendas PIX.
O ministro também estabeleceu o prazo de 90 dias para que os estados e municípios beneficiários expliquem onde os recursos foram aplicados.
Como já demonstrado nestes autos, deveres básicos atinentes ao planejamento, controle, transparência, rastreabilidade e prestação de contas restaram inadimplidos, afrontando preceitos constitucionais e legais", escreveu o ministro.
Últimas Notícias
Homem é morto e dois ficam feridos em atentado a tiros, na zona da mata de Alagoas
Professores da rede estadual tem direito a vouchers de R$ 100 para a compra de livros na Bienal
Governo de Alagoas autoriza e Árvore de Natal será montada no Marco dos Corais
Homem morre após sofrer infarto durante partida de futebol na orla da Pajuçara, em Maceió
Ação conjunta entre Polícia Civil de Alagoas e Mato Grosso resulta na prisão de homem suspeito de homicídio em Batalha
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

