Dino suspende repasse de “emendas Pix” para universidades em 8 estados, incluindo Alagoas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta terça-feira (1/4), a suspensão imediata de novos repasses de emendas parlamentares executadas por meio de transferências via Pix – conhecidas como “emendas Pix” – a instituições de ensino superior estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados.
Em 12 de janeiro de 2024, Dino determinou à União e aos estados a publicação de normas sobre a aplicação e prestação de contas referentes a emendas parlamentares federais, pelas instituições de ensino superior e suas respectivas fundações de apoio.
A decisão afeta as Instituições de Ensino Superior estaduais e suas Fundações de Apoio nas seguintes localidades: Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.
Segundo Dino, a determinação é necessária porque as faculdades estaduais não cumpriram a determinação do STF para que elas publicassem as regras para tornar mais transparente a destinação das emendas.
Entre 2020 e 2023, mais de 6,2 mil planos de trabalho não foram cadastrados.
O equivalente a "dezenas de bilhões do orçamento público federal", escreveu Dino. Fato que "sublinha, mais uma vez, o nível de desorganização institucional que marcou a implementação" das chamadas Emendas PIX.
O ministro também estabeleceu o prazo de 90 dias para que os estados e municípios beneficiários expliquem onde os recursos foram aplicados.
Como já demonstrado nestes autos, deveres básicos atinentes ao planejamento, controle, transparência, rastreabilidade e prestação de contas restaram inadimplidos, afrontando preceitos constitucionais e legais", escreveu o ministro.
Últimas Notícias

Homem com faca de serra é denunciado após rondar igreja no Alto do Cruzeiro

Egressa da Uneal Arapiraca fará doutorado na University of California, nos EUA

Justiça eleitoral nega recurso e mantém desaprovação das contas do PTC de Palmeira dos Índios, durante as Eleições 2024

Mulher que sofreu acidente de moto em São Sebastião morre no Hospital de Emergência do Agreste

Por causa de boatos sobre relacionamento extraconjugal, mulher é agredida com tapas e puxões de cabelo no meio da rua em Dois Riachos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Hotel Maria Araújo chega em Arapiraca e oferece novo conceito em hospedagem

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
