Visitando escola de Alagoas, ministro da Educação destaca Programa Pé de Meia, inspirado no Cartão Escola 10

Em visita à Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, na sexta-feira (21), o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da parceria entre União, Estado e Municípios para o avanço do ensino aprendizagem e elogiou o comprometimento e as melhorias conquistadas por Alagoas nos últimos anos.
“Educação se constrói com diálogo, parceria, fortalecendo os entes federados. Nosso papel enquanto ministério, é coordenar esta Política Nacional de Educação conversando com os servidores, estudantes, secretários de Educação. Hoje, viemos à Escola Estadual Princesa Isabel falar com a comunidade escolar, saber sua opinião sobre temas como as mudanças do ensino médio, a restrição do uso de celulares em sala de aula, o programa Pé de Meia. Aqui em Alagoas, por exemplo, temos 97% dos estudantes do ensino médio recebendo o Pé de Meia”, disse o ministro, se referindo ao benefício pago pelo Governo Federal aos estudantes do ensino médio para evitar a evasão escolar e que teve como inspiração o programa Cartão Escola 10, do Governo de Alagoas.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou a importância da visita do ministro a Alagoas. “Ficamos muito felizes em receber o ministro Camilo Santana em Alagoas e de visitarmos juntos uma escola da Rede Estadual de Ensino, oportunizando este momento de escuta junto à comunidade escolar. Trabalhamos com muito afinco e esta visita é o reconhecimento do trabalho de todos que fazem a Educação de Alagoas e dos avanços que tivemos”, avaliou a secretária, que guiou o ministro em uma visita pela escola.
Na ocasião, ele teve a oportunidade de conversar com estudantes, professores, estudantes, jogar futebol de salão com os estudantes e conferir a merenda servida aos alunos.
Reconhecimento
Estudantes e professores da Escola Estadual Princesa Isabel foram unânimes ao afirmar que a visita do ministro Camilo Santana e da comitiva do Ministério da Educação (MEC) é um importante reconhecimento para a instituição e para a Rede Estadual de Ensino.
Professor de filosofia da escola, Rominique Rezende, lecionava em uma de suas turmas quando recebeu a visita da comitiva. “Nos meus 15 anos como professor, nunca imaginei um dia receber um ministro da Educação na minha aula. Para nós, foi uma honra imensurável, pois é o reconhecimento do trabalho de todos. Além disso, o ministro pôde conhecer a realidade de nossos estudantes, muitos deles jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com muitos sonhos. Foi uma experiência enriquecedora para todos”, definiu.
Alunos da 1ª série do ensino médio, Alan da Silva e Luís Miguel da Silva Lima destacaram que a visita traz visibilidade positiva para a escola. Eles também ressaltaram a importância do pagamento de benefícios como o Cartão Escola 10 e o Pé de Meia em suas vidas. “Esse dinheiro ajuda bastante, tanto nas despesas lá de casa, como na compra de material para mim”, revelou Alan. “Essa ajuda financeira é muito importante, nos possibilita ajudar nossas famílias”, complementou Luís Miguel.
Gestora geral da escola, Joseane Martins contou que a visita ficará na história da nonagenária instituição de ensino. “Foi um momento ímpar e nos sentimos honrados ao vermos um ministro da Educação, literalmente, vestir a nossa camisa e ouvir nossos estudantes e servidores. Uma experiência enriquecedora, sem dúvida”, declarou.
Visita
Também participaram da visita a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt; o secretário de Educação Tecnológica do MEC, Marcelo Braganholli; o deputado federal Rafael Brito; o secretário de Governo, Vítor Pereira; as secretárias executivas de Gestão Interna, Maria Gevan Tenório, e de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios da Seduc, Sueleide Duarte, além de superintendentes da pasta.
Últimas Notícias

Motociclista é morto a tiros em possível acerto de contas no Benedito Bentes, em Maceió

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Collor, que cumprirá pena com tornozeleira eletrônica

Menina de 4 anos é encontrada morta e namorado da mãe é preso em flagrante

Colisão entre motos deixa homem ferido em estado grave e outro perde dedo, em Arapiraca

Projeto de extensão da Ufal, Duo Moralez Dessoles, vai circular por Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
