Aluno processa faculdade por não emissão de diploma, em Arapiraca

Um bacharel em Administração registrou uma reclamação contra um centro universitário no Procon de Alagoas, alegando a não emissão de seu diploma, mesmo após ter concluído todas as exigências do curso. O estudante, que iniciou a graduação em 2019, em um polo de Arapiraca, e finalizou em abril de 2024, afirma que a instituição não entregou seu diploma e histórico escolar, o que tem prejudicado suas oportunidades de emprego.
De acordo com a denúncia feita ao Portal Já é Notícia, o aluno participou da colação de grau em julho de 2024 e solicitou o diploma, mas até o momento não recebeu o documento. Ao questionar a faculdade, foi informado de que sua matrícula apresentava irregularidades, o que impediria a emissão do certificado. No entanto, ele contesta essa alegação, argumentando que sempre cumpriu as exigências acadêmicas e burocráticas da instituição, inclusive sendo bolsista do Prouni e com sua documentação aprovada no momento da matrícula.
O caso foi levado ao Procon de Alagoas, onde o estudante apresentou provas de sua regularidade acadêmica e contratual. Após uma audiência realizada em janeiro de 2025, a instituição de ensino alegou que a pendência estava relacionada à ausência do Certificado de Conclusão do Ensino Médio no sistema. A faculdade afirmou que, após o envio desse documento pelo aluno, daria início ao processo de validação e emissão do diploma.
Após o fato, o universitário informou que já havia fornecido toda a documentação necessária e que a demora na entrega do diploma estava impactando sua vida profissional. Sem acordo na audiência, ele procurou a Justiça.
Desdobramentos
A faculdade foi notificada pelo Procon para prestar esclarecimentos e poderá responder administrativamente pelo descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O estudante espera que a instituição cumpra com sua obrigação e emita o diploma o quanto antes, permitindo que ele avance em sua carreira profissional sem mais prejuízos.
Procurada pelo portal Já é Notícia, a universidade alegou que o aluno não entregou a documentação no prazo estipulado e, “por isso não teve seu diploma gerado”. No entanto, a instituição informou que, em seu sistema, “já consta data para a sua colação de grau”, neste mês de março.
Últimas Notícias

Justiça determina soltura de advogado e influenciador João Neto

Para Lula, Mujica mostrou "que luta política e doçura podem andar juntas"

Cármen Lúcia pede que eleitor regularize título até 19 de maio

Criança é encontrada morta pela irmã em cama após dormir com febre, diz PM

Em meio a crise interna, disputa pelo comando do PT em Alagoas terá três candidatos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
