Aluno processa faculdade por não emissão de diploma, em Arapiraca
Um bacharel em Administração registrou uma reclamação contra um centro universitário no Procon de Alagoas, alegando a não emissão de seu diploma, mesmo após ter concluído todas as exigências do curso. O estudante, que iniciou a graduação em 2019, em um polo de Arapiraca, e finalizou em abril de 2024, afirma que a instituição não entregou seu diploma e histórico escolar, o que tem prejudicado suas oportunidades de emprego.
De acordo com a denúncia feita ao Portal Já é Notícia, o aluno participou da colação de grau em julho de 2024 e solicitou o diploma, mas até o momento não recebeu o documento. Ao questionar a faculdade, foi informado de que sua matrícula apresentava irregularidades, o que impediria a emissão do certificado. No entanto, ele contesta essa alegação, argumentando que sempre cumpriu as exigências acadêmicas e burocráticas da instituição, inclusive sendo bolsista do Prouni e com sua documentação aprovada no momento da matrícula.
O caso foi levado ao Procon de Alagoas, onde o estudante apresentou provas de sua regularidade acadêmica e contratual. Após uma audiência realizada em janeiro de 2025, a instituição de ensino alegou que a pendência estava relacionada à ausência do Certificado de Conclusão do Ensino Médio no sistema. A faculdade afirmou que, após o envio desse documento pelo aluno, daria início ao processo de validação e emissão do diploma.
Após o fato, o universitário informou que já havia fornecido toda a documentação necessária e que a demora na entrega do diploma estava impactando sua vida profissional. Sem acordo na audiência, ele procurou a Justiça.
Desdobramentos
A faculdade foi notificada pelo Procon para prestar esclarecimentos e poderá responder administrativamente pelo descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O estudante espera que a instituição cumpra com sua obrigação e emita o diploma o quanto antes, permitindo que ele avance em sua carreira profissional sem mais prejuízos.
Procurada pelo portal Já é Notícia, a universidade alegou que o aluno não entregou a documentação no prazo estipulado e, “por isso não teve seu diploma gerado”. No entanto, a instituição informou que, em seu sistema, “já consta data para a sua colação de grau”, neste mês de março.
Últimas Notícias
Criança de 4 anos desaparecida por três dias em MG é encontrada com vida em mata
Três pessoas ficam feridas em capotamento na AL-101 Norte; homem é retirado inconsciente das ferragens do veículo
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para Juazeiro do Norte
Ex-detento é morto com vários tiros em via pública na parte alta da capital
IMA/AL participa de oficina interestadual sobre regularização ambiental na Paraíba
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Inauguração de escola no Capim
29ª edição do Raízes de Arapiraca

