MPAL cobra cumprimento de normas após identificação de ônibus escolares inseguros em Maceió

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas, segue acompanhando a implementação do Programa de Transporte Escolar e o cumprimento das normas de segurança para os estudantes da rede municipal de Maceió. Nesta quinta-feira (6), a DPE/AL realizou uma nova inspeção nos veículos que prestam o serviço e constatou a liberação de ônibus sem condições adequadas de segurança e sem a vistoria obrigatória do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
A exigência da inspeção prévia pelo DMTT como requisito para a circulação dos veículos foi determinada pela juíza Fátima Pirauá, da 28ª Vara Cível da Capital, e reforçada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Fábio José Bittencourt. A determinação foi estabelecida no curso da Ação Civil Pública proposta pela 44ª Promotoria de Justiça da Capital.
Nos autos do processo, a própria Prefeitura de Maceió informou que, até o dia 28 de fevereiro, apenas 51 veículos haviam sido inspecionados e estariam aptos a operar. No entanto, a vistoria desta quinta-feira, apontou que a Prefeitura liberou veículos não inspecionados e sem condições de segurança para operar.
Em decisão proferida na última segunda-feira (2), após embargos de declaração, o TJ/AL deixou claro que nenhum ônibus escolar pode ser liberado para circulação sem a prévia inspeção do DMTT. No despacho, o desembargador Fábio Bittencourt destacou que o município havia se comprometido a cumprir as normas de segurança estabelecidas.
O MPAL continuará fiscalizando e acompanhando a situação para garantir que os estudantes da rede municipal tenham acesso a um transporte escolar seguro e adequado.
Últimas Notícias

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Governo de Alagoas investe mais de R$ 24 milhões na construção de duas novas Escolas do Coração

Economia criativa, cultura e conexões: Carambola em Formação acontece em Maceió de graça em setembro

'Não abro mão de representar AL na Câmara Federal', reforça Daniel Barbosa

Mulher compra celular furtado e exige pagamento para devolvê-lo em Maceió; receptadora foi detida em shopping
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
