Morre o cantor e compositor Carlos Pitta; referência na MPB que descobriu Ivete Sangalo
O cantor e compositor Carlos Pitta, de 67 anos, faleceu nesta terça-feira, 07, devido a complicações decorrentes da diabetes. O artista estava internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador, e sua morte foi confirmada pela esposa à produção da TV Bahia.
Nascido em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, Carlos Pitta construiu uma carreira de mais de quatro décadas e se tornou uma referência na Música Popular Brasileira (MPB). Ele foi um dos primeiros a identificar o talento de Ivete Sangalo, quando a cantora tinha apenas 17 anos e ainda iniciava sua trajetória.
Com mais de 15 discos lançados, Carlos Pitta destacou-se em ritmos regionais, como forró e xote, e teve suas composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Alcione e Margareth Menezes.
Entre seus sucessos, a música "Cometa Mambembe" tornou-se um clássico, especialmente pelo marcante refrão:"E tenha fé no azul que tá no frevo, que o azul é a cor da alegria. Um cavalo mambembe sem relevo, um galope de Olinda pra Bahia.”
Pitta também dividiu palcos com artistas como Caetano Veloso, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Belchior, Nando Cordel, Fagner e Ivete Sangalo, além de ter se apresentado em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Suíça, incluindo o renomado Festival de Montreux.
Carlos Pitta era um estudioso da música. Em 1975, ingressou no curso de Composição e Regência da Universidade Federal da Bahia, onde também colaborou com compositores de música erudita contemporânea, como Ernest Widmer.
No podcast do cantor Mano Brown, em 2023, Ivete Sangalo emocionou-se ao relembrar o apoio recebido de Carlos Pitta no início de sua carreira. Ele não apenas identificou o talento da jovem cantora, como emprestou seu violão elétrico, que era seu "chamego", para que Ivete pudesse se apresentar em barzinhos e alavancar sua trajetória musical.
Nota de pesar
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, lamentou a morte de Carlos Pitta em nota oficial. "A morte de Carlos Pitta representa uma grande perda para a música e para a nossa cidade. Ele foi um grande artista que deixou um legado imensurável. Seus álbuns, suas composições e suas apresentações ficarão para sempre na memória do nosso povo."
Últimas Notícias
OMS declara surto de ebola na África: “Emergência global”
Acidente antes de show de Fábio Porchat deixa feridos em São Paulo
Homem morre após caminhonete atingir cavalo na BR-104, em União dos Palmares
Isnaldo diz que Renan Filho foi o maior ministro dos Transportes da história
Operação RENOE prende homem com revólver e arsenal de espingardas em Japaratinga
Vídeos mais vistos
Paixão de Cristo de Arapiraca 2026
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

