Morre o cantor e compositor Carlos Pitta; referência na MPB que descobriu Ivete Sangalo

O cantor e compositor Carlos Pitta, de 67 anos, faleceu nesta terça-feira, 07, devido a complicações decorrentes da diabetes. O artista estava internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador, e sua morte foi confirmada pela esposa à produção da TV Bahia.
Nascido em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, Carlos Pitta construiu uma carreira de mais de quatro décadas e se tornou uma referência na Música Popular Brasileira (MPB). Ele foi um dos primeiros a identificar o talento de Ivete Sangalo, quando a cantora tinha apenas 17 anos e ainda iniciava sua trajetória.
Com mais de 15 discos lançados, Carlos Pitta destacou-se em ritmos regionais, como forró e xote, e teve suas composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Alcione e Margareth Menezes.
Entre seus sucessos, a música "Cometa Mambembe" tornou-se um clássico, especialmente pelo marcante refrão:"E tenha fé no azul que tá no frevo, que o azul é a cor da alegria. Um cavalo mambembe sem relevo, um galope de Olinda pra Bahia.”
Pitta também dividiu palcos com artistas como Caetano Veloso, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Belchior, Nando Cordel, Fagner e Ivete Sangalo, além de ter se apresentado em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Suíça, incluindo o renomado Festival de Montreux.
Carlos Pitta era um estudioso da música. Em 1975, ingressou no curso de Composição e Regência da Universidade Federal da Bahia, onde também colaborou com compositores de música erudita contemporânea, como Ernest Widmer.
No podcast do cantor Mano Brown, em 2023, Ivete Sangalo emocionou-se ao relembrar o apoio recebido de Carlos Pitta no início de sua carreira. Ele não apenas identificou o talento da jovem cantora, como emprestou seu violão elétrico, que era seu "chamego", para que Ivete pudesse se apresentar em barzinhos e alavancar sua trajetória musical.
Nota de pesar
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, lamentou a morte de Carlos Pitta em nota oficial. "A morte de Carlos Pitta representa uma grande perda para a música e para a nossa cidade. Ele foi um grande artista que deixou um legado imensurável. Seus álbuns, suas composições e suas apresentações ficarão para sempre na memória do nosso povo."
Últimas Notícias

Colisão entre motos deixa três feridos no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca; assista

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

Dependentes químicos recuperados são capacitados pela Rede Acolhe

Entenda os motivos para decretação de cautelares contra Bolsonaro

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca
