Artistas de Penedo produzem novos trabalhos para a Exposição de Velas na festa de Bom Jesus dos Navegantes

Uma das atrações inseridas pela Prefeitura de Penedo na programação cultural dos festejos alusivos ao Bom Jesus dos Navegantes é a Exposição de Velas.
Em 2025, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) definiu “Penedo: seus folguedos e tradições” como tema a ser trabalhado por Joan Barros e Marcos Castanha, artistas penedenses de renome.
Cada um recebeu a missão de transformar ‘pano de canoa’, como os pescadores se referem às velas de suas embarcações, em obras de arte.
Em seu ateliê, o mestre Joan Barros trabalhou o Coco de Roda preservado na comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros e o Pastoril Infantil do bairro Santa Luzia (Barro Duro).
O renomado artista plástico também produziu temas relacionados ao santo padroeiro dos ribeirinhos em 2024. “Eu fiz duas velas, uma com Bom Jesus dos Navegantes sobre o altar e a outra uma montagem inspirada na chegada da imagem na procissão”, relembra Joan Barros.
Para Marcos Castanha, a Secretaria de Cultura de Penedo encomendou uma arte sobre a Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos, representação do ritual do candomblé que abre o Carnaval em Penedo.
Autor de outras velas expostas em anos anteriores, Castanha também concluiu seu trabalho sobre o Guerreiro Treme Terra da Mestre Chica, outra tradição viva em comunidade quilombola penedense, esta preservada no Oiteiro, bairro Senhor do Bonfim.
E para conferir o resultado desses trabalhos e de outros incluídos na Exposição de Velas, basta ir até o porto das balsas em Penedo entre os dias nove e onze de janeiro, no horário das 16h às 22 horas, com acesso aberto ao público.
As obras que enaltecem tradições culturais estarão expostas no mesmo período em que se realiza a 141ª edição da maior festa de caráter religioso do interior de Alagoas e de Sergipe.
Últimas Notícias

Ex-prefeito de Santa Luzia do Norte, Márcio Lima, vira réu em Pernambuco após prisão em flagrante

Desfile Cívico Estudantil celebra 208 anos de Alagoas e homenageia Nise da Silveira nesta terça-feira

Goleiro do Atlético-MG, Everson relata assédio sexual contra a filha de 13 anos na Arena MRV

Filho manda mãe 'se fuder', quebra móveis e exige dinheiro de familiares em Arapiraca

Carreta tomba e trecho da BR-101 fica interditado em Junqueiro
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
