Alagoas é pioneiro em programa de manutenção de pontes

Alagoas é o único estado do Brasil que tem um programa próprio de manutenção de pontes nas rodovias estaduais. Gerenciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o programa já viabilizou a revitalização de 11 pontes existentes em Alagoas sob a responsabilidade do governo estadual.
Uma das estruturas mais importantes do estado, a ponte Divaldo Suruagy, que liga a capital, Maceió, ao Litoral Sul, passa por manutenção, com obra prevista para ser entregue ainda no 1º semestre de 2025.
-2.jpeg)
Ponte Divaldo Suruagy / Foto: Thiago sampaio
O diretor-presidente do DER, Iran Menezes, afirma que o governador tem dado ênfase a este programa e que as manutenções visam preservar a vida útil das estruturas e garantir a segurança da população.
“Este programa tem sido prioridade para a gestão do governador Paulo Dantas. Alagoas conta hoje com 261 pontes nas rodovias estaduais e todas elas passam por inspeções periódicas, onde são avaliadas as necessidades de manutenção. Aquelas que precisam de algum trabalho de revitalização, seja ele asfáltico ou de sinalização (horizontal e vertical), recebem atenção especial do DER e os reparos de acordo com a necessidade específica”, assinala.
O verão é a época mais propícia para a realização destas intervenções, preparando as estruturas para o período chuvoso, que costuma começar em meados de abril e início de maio.
Iran Menezes lembra que esta é uma prioridade do Governo de Alagoas. “Nossa missão é tornar a malha viária cada vez melhor e mais segura para que nosso povo possa se deslocar com máxima tranquilidade, o que inclui nossas pontes e passagens molhadas. O DER dispõe de diretorias regionais que estão diuturnamente conferindo as necessidades de cada localidade. Após as diretorias comunicarem as demandas, buscamos resolvê-las no menor espaço de tempo possível”, esclarece.

Ponte do Gunga, em Roteiro (Agência Alagoas)
Já passaram por manutenção a ponte do Gunga, em Roteiro, que tem 480 metros de extensão, assim como duas pontes em Porto Calvo (com 20 metros e 75 metros), duas em Japaratinga (com 19 metros e 10,5 metros) e cinco pontes em Maragogi (Peroba - com 50 metros, Rio Maragogi - 56 metros, Rio dos Paus - 69 metros, e duas no rio Comandatuba - com 60 metros e 58 metros).
Últimas Notícias

Palmeira dos Índios: Kombi fica em chamas durante a madrugada

Hacker residente em Pernambuco é alvo principal de operação contra invasão de sistemas sensíveis

Bolsonaristas levam a Motta proposta para salvar mandato de Eduardo nos EUA

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Governo de Alagoas investe mais de R$ 24 milhões na construção de duas novas Escolas do Coração
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
