Estudantes do Ifal de Santana do Ipanema recebem medalhas de bronze e honra ao mérito em Torneio Nacional de Física

A estreia do Campus Santana do Ipanema no Torneio Nacional de Física (TNF) foi marcada por muitas conquistas. Dos nove estudantes que participaram da competição, dois receberam premiações: uma medalha de bronze e uma medalha de honra ao mérito. A entrega das medalhas e dos certificados reuniu os participantes do torneio no campus.
Pedro Henrique Pereira Melo, do 1º ano do curso técnico em Administração, recebeu a medalha de bronze. "Essa conquista representa muito para mim, tanto pessoalmente quanto na minha jornada acadêmica. Pessoalmente, ela mostra o quanto cresci e fui capaz de superar desafios, especialmente considerando que enfrentei assuntos que ainda não tinha estudado", contou o estudante. Já Carlos Eduardo Vieira de Abreu Azevedo, do 2º ano do curso técnico em Administração, recebeu medalha de honra ao mérito. "A TNF só possui uma única etapa em que desafia o aluno por meio de 30 questões com o prazo de duas horas para respondê-las, exigindo um nível de conhecimento quase de ensino médio completo, sendo um processo bem desafiante, a meu ver, uma vez que exige destreza e conhecimento na resolução das questões", analisou.
Os dois participaram de aulas preparatórias para o torneio no campus, que combinaram teoria e prática de Física. Eles também adotaram estratégias diferentes, como assistir a videoaulas e responder questões. "Já havia participado pouco tempo antes da 1ª e 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), porém os níveis das questões não se comparam em nível e cálculo cobrado", lembrou Carlos Eduardo. Mas para o professor de Física José Carlos da Costa, o desafio enfrentado pelos estudantes foi enriquecedor. "Os alunos que participaram do TNF demonstraram maior interesse pela disciplina, desenvolvendo habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aplicação prática dos conceitos. Eles se tornaram mais engajados nas aulas e passaram a enxergar a Física não apenas como um conteúdo escolar, mas como uma ferramenta para compreender e transformar o mundo. Essa experiência foi transformadora tanto para eles quanto para a dinâmica das aulas", destacou.
Para o professor, ter medalhistas na primeira participação do campus é uma conquista que orgulha a comunidade acadêmica. "Isso demonstra o potencial dos nossos alunos e como a dedicação deles, aliada ao suporte pedagógico oferecido, pode gerar resultados incríveis. Esses resultados vão muito além das medalhas, pois elevam a autoestima dos alunos e colocam o Ifal - Campus Santana do Ipanema em destaque no cenário educacional nacional", ressaltou.
Próxima edição
Os estudantes medalhistas seguem se aprofundando nas temáticas de Física e prometem fazer o TNF no próximo ano. Pedro Henrique diz que quer se tornar monitor da disciplina e Carlos Eduardo já mira na área da saúde, mas espera relacionar aspectos da Biologia com a Física, para entender a dinâmica da vida relacionada com os fenômenos.
De acordo com José Carlos, a conquista das medalhas e a participação no TNF também despertou interesse de outros estudantes para a próxima edição do evento, no ano que vem. José Carlos comemora a repercussão e, mais ainda, a valorização da disciplina, fazendo com que os estudantes explorem e se aprofundem mais nas temáticas. "Queremos ampliar o número de participantes, oferecendo mais suporte pedagógico e recursos para a preparação dos alunos. Também planejo integrar ainda mais atividades práticas e investigativas no currículo para que nossos jovens talentos se sintam cada vez mais confiantes e motivados a brilhar em competições nacionais e internacionais", finaliza o professor.

Últimas Notícias

Polícia Militar recupera, em poucas horas, motocicleta roubada no Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Polícia Militar apreende drogas e dinheiro em ação de combate ao tráfico, em Lagoa da Canoa

Homem que morreu na AL-110 em Taquarana foi vítima de queda de moto

Polícia Civil instala Unidade Móvel da Delegacia da Mulher no Rei Pelé, durante jogo pela Copa do Nordeste

Mãe fica ferida ao tentar salvar filho durante incêndio em residência, na parte baixa de Maceió
Vídeos mais vistos

Protesto na antiga sede do ASA

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
