IMA flagra irregularidades no descarte de resíduos sólidos em São Luis do Quitunde

Uma equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), esteve no município de São Luis do Quitunde, na sexta-feira (22), para verificar o cumprimento de uma intimação emitida no início deste mês.
A ordem exigia a limpeza de resíduos sólidos descartados irregularmente no antigo abatedouro municipal, já interditado e embargado anteriormente. No local, os fiscais flagraram um caminhão recolhendo resíduos descartados irregularmente. Embora os resíduos estivessem sendo encaminhados para o Centro de Triagem e Reciclagem (CTR) de Pilar, o espaço utilizado como ponto de transbordo não possuía autorização ambiental, configurando irregularidade.

“Apesar de o município ter iniciado a remoção dos resíduos, a utilização de uma área não autorizada para armazenamento agrava a situação e descumpre as normas ambientais”, destacou Myrela Lisboa, assessora ambiental de fiscalização do IMA.
O gerente de monitoramento e fiscalização do IMA, Rafael Lopes, ressaltou a gravidade do caso. “O descarte irregular de resíduos sólidos é uma prática que traz danos ambientais e compromete a saúde pública. A fiscalização seguirá firme para garantir o cumprimento da legislação”, disse.

Diante das irregularidades, o BPA conduziu o assistente responsável pelo local à delegacia para lavratura dos procedimentos legais. No total, o município já acumulou, este ano, 425 mil em multas administrativas por infrações ambientais. Apesar das penalidades, o crime ambiental persiste. Por isso, a parceria entre o IMA e o BPA agora amplia a atuação para o âmbito penal, a fim de responsabilizar criminalmente os envolvidos.
“Poluição é um crime grave e exige esforços conjuntos. Parcerias institucionais são fundamentais para que cada órgão cumpra suas atribuições e garanta que as punições sejam efetivas”, finalizou o gerente de monitoramento e fiscalização do IMA.

Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
