IMA flagra irregularidades no descarte de resíduos sólidos em São Luis do Quitunde
Uma equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), esteve no município de São Luis do Quitunde, na sexta-feira (22), para verificar o cumprimento de uma intimação emitida no início deste mês.
A ordem exigia a limpeza de resíduos sólidos descartados irregularmente no antigo abatedouro municipal, já interditado e embargado anteriormente. No local, os fiscais flagraram um caminhão recolhendo resíduos descartados irregularmente. Embora os resíduos estivessem sendo encaminhados para o Centro de Triagem e Reciclagem (CTR) de Pilar, o espaço utilizado como ponto de transbordo não possuía autorização ambiental, configurando irregularidade.

“Apesar de o município ter iniciado a remoção dos resíduos, a utilização de uma área não autorizada para armazenamento agrava a situação e descumpre as normas ambientais”, destacou Myrela Lisboa, assessora ambiental de fiscalização do IMA.
O gerente de monitoramento e fiscalização do IMA, Rafael Lopes, ressaltou a gravidade do caso. “O descarte irregular de resíduos sólidos é uma prática que traz danos ambientais e compromete a saúde pública. A fiscalização seguirá firme para garantir o cumprimento da legislação”, disse.

Diante das irregularidades, o BPA conduziu o assistente responsável pelo local à delegacia para lavratura dos procedimentos legais. No total, o município já acumulou, este ano, 425 mil em multas administrativas por infrações ambientais. Apesar das penalidades, o crime ambiental persiste. Por isso, a parceria entre o IMA e o BPA agora amplia a atuação para o âmbito penal, a fim de responsabilizar criminalmente os envolvidos.
“Poluição é um crime grave e exige esforços conjuntos. Parcerias institucionais são fundamentais para que cada órgão cumpra suas atribuições e garanta que as punições sejam efetivas”, finalizou o gerente de monitoramento e fiscalização do IMA.

Últimas Notícias
Arapiraca vive dia de fé e devoção com a 23ª Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho; assista
PM conduz quatro pessoas à delegacia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma no interior
Operação da PM apreende 60 aves silvestres em feiras livres de Maceió e Rio Largo
Morre ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, Denício Calixto
Homem de 29 anos morre após poste cair na cabeça dele, em povoado de São Miguel dos Campos
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração de escola no Capim

