IBGE vai pesquisar orçamento, consumo e qualidade de vida das famílias alagoanas
A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou suas atividades de coleta de dados em Alagoas na última segunda-feira (18). A POF irá percorrer 2.986 domicílios no estado, distribuídos em 61 municípios, nas regiões da zona da mata, agreste e sertão.
O levantamento, que é a maior pesquisa sobre o tema no país, busca traçar um panorama detalhado dos hábitos de consumo, rendimentos e condições de vida das famílias brasileiras.
Com visitas já programadas em domicílios alagoanos, a POF é uma pesquisa amostral que desempenha um papel fundamental no desenho de políticas públicas e na atualização da base de cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que serve para medir a inflação no Brasil. O período de coleta será de 52 semanas e se estende até novembro de 2025.
Os dados coletados também podem servir para ajustar indicadores sociais e econômicos, como a linha de pobreza e o perfil de gastos das famílias, o que reforça a relevância da participação das comunidades locais. Ao todo, 103 mil domicílios serão visitados em todo o Brasil.
Sigilo das informações e importância da participação da população
Os moradores que receberem os pesquisadores do IBGE serão orientados sobre a importância da pesquisa e terão todas as dúvidas esclarecidas durante a visita. As entrevistas seguem protocolos rigorosos de sigilo e segurança, e os dados são usados exclusivamente para fins estatísticos, sem identificação dos informantes.
Com um recorte detalhado das diferentes realidades econômicas do país, a POF 2024 é essencial para compreender as especificidades regionais, como as características do consumo e os desafios enfrentados pelas famílias alagoanas. Essa é uma oportunidade para Alagoas contribuir diretamente para a construção de um retrato fiel do Brasil e para o planejamento de ações públicas mais eficientes.
Sobre a POF
A Pesquisa de Orçamentos Familiares ocorre aproximadamente a cada 10 anos e é realizada em todos os estados do Brasil. O último levantamento foi realizado em 2017/2018. A edição de 2024 traz inovações tecnológicas e metodológicas que garantem mais precisão e agilidade na coleta e análise dos dados.
Últimas Notícias
CPMI do INSS ouve Onyx Lorenzoni nesta quinta-feira
Discussão entre vizinhos termina em agressão e ameaça no bairro Planalto, em Arapiraca
Ventos de até 70 km/h podem atingir Alagoas nos próximos dias, alerta Defesa Civil
Comissão debate regulamentação das cooperativas de seguros Fonte: Agência Câmara de Notícias
Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil, por unanimidade
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

