IBGE vai pesquisar orçamento, consumo e qualidade de vida das famílias alagoanas

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou suas atividades de coleta de dados em Alagoas na última segunda-feira (18). A POF irá percorrer 2.986 domicílios no estado, distribuídos em 61 municípios, nas regiões da zona da mata, agreste e sertão.
O levantamento, que é a maior pesquisa sobre o tema no país, busca traçar um panorama detalhado dos hábitos de consumo, rendimentos e condições de vida das famílias brasileiras.
Com visitas já programadas em domicílios alagoanos, a POF é uma pesquisa amostral que desempenha um papel fundamental no desenho de políticas públicas e na atualização da base de cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que serve para medir a inflação no Brasil. O período de coleta será de 52 semanas e se estende até novembro de 2025.
Os dados coletados também podem servir para ajustar indicadores sociais e econômicos, como a linha de pobreza e o perfil de gastos das famílias, o que reforça a relevância da participação das comunidades locais. Ao todo, 103 mil domicílios serão visitados em todo o Brasil.
Sigilo das informações e importância da participação da população
Os moradores que receberem os pesquisadores do IBGE serão orientados sobre a importância da pesquisa e terão todas as dúvidas esclarecidas durante a visita. As entrevistas seguem protocolos rigorosos de sigilo e segurança, e os dados são usados exclusivamente para fins estatísticos, sem identificação dos informantes.
Com um recorte detalhado das diferentes realidades econômicas do país, a POF 2024 é essencial para compreender as especificidades regionais, como as características do consumo e os desafios enfrentados pelas famílias alagoanas. Essa é uma oportunidade para Alagoas contribuir diretamente para a construção de um retrato fiel do Brasil e para o planejamento de ações públicas mais eficientes.
Sobre a POF
A Pesquisa de Orçamentos Familiares ocorre aproximadamente a cada 10 anos e é realizada em todos os estados do Brasil. O último levantamento foi realizado em 2017/2018. A edição de 2024 traz inovações tecnológicas e metodológicas que garantem mais precisão e agilidade na coleta e análise dos dados.
Últimas Notícias

Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Tentativa de chacina deixa dois mortos e vários feridos no Interior do Ceará

VÍDEO: Jacaré que estava perto de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Motorista que retornava de pescaria provoca engavetamento em frente ao shopping, em Arapiraca

VÍDEO: Casal vive momento de romance em cima de capô de carro na Bahia
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
