No Planetário de Arapiraca: Uneal realiza exposição 'Olhar Especial' com fotografias produzidas por pessoas com deficiência

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, vai promover no dia 22 de novembro a exposição “Olhar Especial”. O evento acontecerá no Planetário, próximo ao Lago da Perucaba, em Arapiraca, das 9h às 16h, e vai contar com registros fotográficos feitos por pessoas com deficiência (PCDs) vinculadas ao Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi de Arapiraca (CAEEP).
O objetivo da iniciativa é apresentar à comunidade os resultados do projeto, que utiliza a fotografia como ferramenta de inclusão, expressão artística e promoção da diversidade cultural. A exposição busca ampliar os debates sobre a valorização do protagonismo de PCDs em espaços educativos e artísticos.
O projeto “Olhar Especial”
A mostra é composta por fotografias captadas com celulares pelos alunos do CAEEP durante uma oficina ministrada em 2021 pela jornalista e fotógrafa Lourdes Rizzatto. A iniciativa foi realizada por meio do Edital Vera Arruda, Lei Aldir Blanc, com o apoio voluntário de Silvestre Rizzatto.
Com o tema “cultura”, as imagens abordam aspectos do cotidiano, manifestações artísticas e expressões culturais do agreste alagoano. Para esta edição, as fotografias foram transformadas em telas Fine Art, garantindo maior impacto visual e qualidade de apresentação.
Inclusão e valorização artística
Além de destacar a importância do trabalho artístico de PCDs, o projeto propõe diálogos inclusivos entre diferentes públicos, incluindo alunos do ensino básico, técnico, médio e superior. A iniciativa busca evidenciar a arte como um meio de expressão e reafirmar o “lugar de fala” de pessoas com deficiência em espaços educacionais e culturais.
Após as exibições programadas em Arapiraca, as obras serão leiloadas em um evento organizado pela Associação Pestalozzi de Arapiraca. O valor arrecadado será dividido entre a instituição e os autores das fotografias, incentivando a continuidade da produção artística.
Programação
9h – Abertura oficial
10h – Roda de conversa: “Olhar Especial – A captação de imagens sob lentes fotográficas”
Participantes: Lourdes Rizzatto e Silvestre Rizzatto
Mediação: Maria Vitória Alexandre da Silva (discente de Pedagogia da Uneal/Campus 1).
Tarde – Exposição aberta ao público, com foco em escolas do município e na comunidade geral.
A exposição “Olhar Especial” é aberta ao público!
Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
