'Nubank Apresenta: Carambola em Formação' realiza segunda etapa de suas atividades em novembro

O Festival Carambola acontece dia 15 de novembro em Maceió (AL) e já possui seu line up divulgado por completo. No último mês de outubro o evento já deu o pontapé inicial em suas atividades com a primeira parte da programação “Nubank Apresenta: Carambola em Formação” e confirma agora a segunda etapa, que acontece novamente em Maceió, com atividades totalmente presenciais e gratuitas entre os dias 11 e 14 de novembro.
O objetivo desta programação é fomentar a rede de economia criativa alagoana, oferecendo atividades como oficinas, mentorias para projetos musicais, masterclasses e debates com agentes criativos de Alagoas e de outros lugares também.
Serão 4 dias de atividades diversas, incluindo dois pockets shows. A entrada é gratuita, mas necessita de inscrições prévias por aqui:
11 e 12 de novembro
14:00 - 17:00. Engrenagem Carambola: ciclo de formação de profissionais da cultura - Produção executiva. Com Joana Giron (BA), no Carambola Lab.
19:00 - 22:00. “Além dos editais”: Laboratório de elaboração para projetos culturais via incentivo fiscal. Com Léo Alves e Luisa Costa, do Movimento Cidade (ES), no Carambola Lab.
13 de novembro
14:00 - 18:00. Oficina: “Taller de Canciones”: Composição Musical com Gonzalo Deniz (Franny Glass) (URU), no Tropical Audio Estúdio.
19:00 - 21:00. Debate: "Valorizando as pequenas plateias: eventos intimistas e sustentabilidade da música ao vivo". Com Marcelo Santiago (MG), Manuela Fagundes (SP), Caíque Guimarães (AL) e mediação de Victor Pires (AL), no Carambola Lab.
21:30. Show: Naty Barros (AL), no Carambola Lab.
14 de novembro
10:00 - 13:00 e 14:00 - 17:00. Mentorias para projetos musicais. Com Gabriela Dias (PE), Anderson Foca (RN), Bell Magalhães (MG), Thiago “Titi” Picoli (RS), Thaís Gonzalez (RJ) e Luciana Rabassallo (SP), no Centro de Inovações do Jaraguá.
14:00 - 17:00. Masterclass: Empreendedorismo Criativo: Da Inspiração à Implementação. Com Adriana Fu e Pedro Melo, da Inabitual (SP), no Carambola Lab.
19:00 - 21:00. Debate: “O que há de novo na (nova?) música brasileira?”. Com Marcelo Costa (SP), Roberta Martinelli (SP), Wado (AL) e mediação de Laís Falcão (AL), no Carambola Lab.
21:30. Show: Franny Glass (URU), no Carambola Lab.
Pela terceira vez em Maceió, este ano o uruguaio Franny Glass estreia no Carambola. Sua vinda tem apoio do Ibermúsicas e ele virá em dupla missão: uma oficina (taller) de composição e um show acústico de seu novo disco, “Ahora Después”, que será lançado dia 1 de novembro nas plataformas digitais.
“Estou muito agradecido e me sinto sortudo de me apresentar em Maceió pela terceira vez. Tenho lembranças preciosas das idas anteriores: das amizades e laços que se criaram, da praia e do mar e claro, do público, sempre curioso e respeitoso, com vontade de escutar minhas canções”, completa Franny. “É a primeira vez que farei o taller [oficina] fora do Uruguai, isso me entusiasma e também me dá um pouco de medo, risos. É um projeto que tenho feito há quase dez anos, mas sob um novo formato, pensado para a ocasião. Levo ideias sobre o processo de composição para experimentar com os participantes, mas também quero muito conhecer colegas e aprender com outras aproximações criativas. Creio que há uma identidade mestiça latinoamericana no fazer musical, meu novo disco é uma exploração nesse sentido, é um momento muito adequado para fazer este intercâmbio”, celebra o artista de Montevidéu.
O Festival Carambola tem como um de seus pilares o fomento da música e economia criativa alagoana, compreendendo que um importante fator para manter um ecossistema cultural consistente é a formação de seus profissionais. Em 2024, realiza a sua maior programação educativa, ampliando as conexões entre fazedores de arte alagoanos e agentes criativos de outras regiões do Brasil e América do Sul.
“Realizamos a formação paralela desde 2019 e este ano conseguimos trazer nossa maior programação até então. É incrível conectar os artistas alagoanos com agentes da economia criativa de diversos lugares, promovendo o diálogo entre diversos territórios e maior compreensão acerca do modus operandi de outras regiões. Os encontros nas nossas atividades educativas são muito produtivos e com trocas potentes”, reflete Didi Magalhães, sócia-diretora do Carambola.
Ajuda de custo
Para estimular a participação de pessoas do interior de Alagoas, o Carambola oferecerá dez bolsas de R$ 800 cada para pessoas interessadas em participar do segundo ciclo do “Nubank Apresenta: Carambola em Formação”, mas que vivem fora de Maceió e região metropolitana - e não possuem recursos suficientes para se manter na capital alagoana durante os dias de programação.
As inscrições para concorrer a estas bolsas estão abertas até o dia 4 de novembro neste link aqui.
O Festival Carambola 2024 tem patrocínio master do Nubank e patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas e Governo de Alagoas. Os hoteis oficiais do evento são da rede Accor: Mercure, Ibis Styles e Ibis Budget. A realização é da Carambola Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura Federal. O evento também conta com apoio do Ibermúsicas e parceria do Movimento Cidade.
Vale frisar que a Carambola Produções também vem idealizando outros projetos dentro da economia criativa alagoana, a partir de diferentes frentes de ação, tais como: o audiovisual, com a Mostra Mulheres+ no Cinema; na música e produção de eventos, com a Semana Carambola, que acontece sempre como uma programação paralela ao festival em si; e em outras linguagens artísticas com a abertura e pleno funcionamento do Carambola LAB, centro cultural localizado no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió, que atualmente já completa um ano e meio de existência acolhendo eventos como shows, exposições, oficinas e festas.
Nubank Apresenta: Carambola em Formação - Ciclo 2
De 11 a 14 de Novembro de 2024
Grátis, com inscrições via Doity - https://doity.com.br/carambola...
Locais: Carambola Lab (Rua Sá e Albuquerque, 378 - Jaraguá); Centro de Inovações do Jaraguá (Rua Melo Póvoas, 110) e Tropical Audio Estúdio (Av. José Sampaio Luz, 637 - Ponta Verde)
Sobre o Nu:
O Nu é a maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, atendendo a mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.
Sobre o Festival Carambola:
O Festival Carambola surgiu em 2017 com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, tendo como foco principal a música. Do evento que começou dentro de uma pequena casa de shows em Maceió, atualmente o festival já ocupa um espaço amplo, externo e próximo à praia, com sete edições já realizadas e Alagoas inserido no mapa dos mais relevantes festivais musicais independentes do Brasil.
Últimas Notícias

Projeto que aumenta número de deputados para 531 tem urgência aprovada

Família levanta suspeita de que corpo encontrado não é de Ana Beatriz; DNA leva 15 dias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 38 milhões

MDB mostra força em Alagoas e Ronaldo Lopes é o 4º prefeito com maior potencial de influência no Estado

Conselho de Ética aprova suspensão de Gilvan da Federal por três meses
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca
