Carambola em Formação fomenta a economia criativa em Alagoas no mês de outubro

O Festival Carambola, que acontece dia 15 de novembro em Maceió (AL) e já possui seu line up divulgado por completo, anuncia agora a primeira parte de sua programação educativa paralela - e totalmente gratuita para este mês de outubro.
De 14 a 19 deste mês, o primeiro ciclo do Carambola em Formação será realizado em diferentes espaços de Maceió, sempre nos períodos da tarde e noite. O objetivo desta programação é fomentar a rede de economia criativa alagoana, oferecendo atividades como oficinas, masterclasses e debates com agentes criativos de Alagoas e de outros lugares também.
Neste primeiro ciclo, serão 6 dias de atividades diversas, incluindo dois pockets shows. A entrada é gratuita, mas necessita de inscrições prévias por aqui.
14/10
14:00: Comunicação para bandas e artistas: por onde começar? Uma oficina de primeiros passos em divulgação. Com time @assessoriza: Izabela Costa (SP/PE) e Thayná de Arruda (AL), no Carambola Lab.
18:00: Masterclass: Formalização documental para artistas e produtores independentes. Com Milla Pasan (AL), no Carambola Lab.
15/10
14:00 - 17:00 e 18:00 - 21:00: Engrenagem Carambola: ciclo de formação de profissionais da cultura - Laboratório do palco (Atividade exclusiva para mulheres e LGBTQIAPN+). Com Thai Halfed (RJ) no REX Jazz Bar.
16/10
14:00: Engrenagem Carambola: ciclo de formação de profissionais da cultura - Gestão para projetos e carreiras. Com Raína Biriba (SP) no Carambola Lab.
18:00: Entre trends, virais e algoritmos: impactos das mídias sociais na circulação de música. Com Flávio Marcílio (AL) no Carambola Lab
21:30: Show: Phylipe Nunes Araújo (PE) no Carambola Lab
17/10
14:00: Engrenagem Carambola: ciclo de formação de profissionais da cultura - Gestão para projetos e carreiras. Com Raína Biriba (SP) no Carambola Lab.
19:00: Masterclass: “Cada Coisa na Sua Caixinha”: Ferramentas para a gestão de projetos artísticos. Com Felipe Guimarães (AL) no Sebrae Lab
18/10
14:00: Engrenagem Carambola: ciclo de formação de profissionais da cultura - Iluminação Cênica (Atividade exclusiva para mulheres e LGBTQIAPN+). Com Natalie Revorêdo (PE) no Carambola Lab
18:00: Oficina: Criando música em casa. Com Bruna Mendez (GO) no Tropical Audio Estúdio
19/10
14:00: Engrenagem Carambola: ciclo de formação de profissionais da cultura - Iluminação Cênica (Atividade exclusiva para mulheres e LGBTQIAPN+). Com Natalie Revorêdo (PE) no Carambola Lab
18:00: Debate: O lugar do videoclipe na música independente contemporânea. Com Mariana Lins (PE), Beatriz Vilela (AL), Mary Alves (AL) e Marina Bonifácio (AL). No Carambola Lab.
21:30: Show: Bruna Mendez (GO) no Carambola Lab
Em novembro, na semana do festival, entre os dias 11 a 14, esta programação educativa se completa com o segundo ciclo de atividades, levando a Maceió outros convidados especiais, entre eles o cantor e compositor uruguaio Franny Glass, que participa do Carambola em Formação via convocatória do Ibermúsicas 2023. Acompanhe as notícias via instagram do Festival Carambola.
“Atualmente, programações formativas atreladas a festivais ou eventos culturais não são tão frequentes e, neste recorte nordestino, são ainda mais pontuais. A gente entende que oferecer esse braço educativo ao nosso público se faz necessário e importante. Permite que Alagoas entre em contato com modus operandi diversos, de outros lugares e gera uma troca de experiência bastante rica e potente”, reflete Didi Magalhães, sócia-diretora do Carambola.
“Estamos bem empolgadas para esse primeiro momento. Realizamos essa programação formativa e paralela desde 2019 e de lá para cá são dias sempre muito produtivos, que nos estimulam ainda mais a seguir colocando o Carambola na rua”, completa.
Ajuda de custo
Para estimular a participação de pessoas do interior de Alagoas, este ano o Carambola oferecerá dez bolsas de R$ 800 cada para pessoas interessadas em participar do Carambola em Formação, mas que vivem fora de Maceió e região metropolitana - e não possuem recursos suficientes para se manter na capital alagoana durante os dias de programação. As inscrições para concorrer a estas bolsas estão abertas até o dia 8 de outubro neste link aqui.
O Festival Carambola 2024 tem patrocínio master do Nubank e patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas e Governo de Alagoas. A realização é da Carambola Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura Federal. O evento também conta com apoio do Ibermúsicas e parceria do Movimento Cidade.
Vale frisar que a Carambola Produções também vem idealizando outros projetos dentro da economia criativa alagoana, a partir de diferentes frentes de ação, tais como: o audiovisual, com a Mostra Mulheres+ no Cinema; na música e produção de eventos, com a Semana Carambola, que acontece sempre como uma programação paralela ao festival em si; e em outras linguagens artísticas com a abertura e pleno funcionamento do Carambola LAB, centro cultural localizado no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió, que atualmente já completa um ano e meio de existência acolhendo eventos como shows, exposições, oficinas e festas.
Informações de serviço:
Carambola em Formação - Ciclo 1
De 14 a 19 de outubro de 2024, a partir das 14:00
Grátis, com inscrições via Doity
Locais: Carambola Lab (Rua Sá e Albuquerque, 378 - Jaraguá); REX Jazz Bar (Rua Sá e Albuquerque, 674 - Jaraguá) e Sebrae Lab (R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro) - Maceió (AL)
Sobre o NU:
O Nu é a maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, atendendo a mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.
Sobre o Festival Carambola:
O Festival Carambola surgiu em 2017 com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, tendo como foco principal a música. Do evento que começou dentro de uma pequena casa de shows em Maceió, atualmente o festival já ocupa um espaço amplo, externo e próximo à praia, com sete edições já realizadas e Alagoas inserido no mapa dos mais relevantes festivais musicais independentes do Brasil.
Últimas Notícias

Projeto que aumenta número de deputados para 531 tem urgência aprovada

Família levanta suspeita de que corpo encontrado não é de Ana Beatriz; DNA leva 15 dias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 38 milhões

MDB mostra força em Alagoas e Ronaldo Lopes é o 4º prefeito com maior potencial de influência no Estado

Conselho de Ética aprova suspensão de Gilvan da Federal por três meses
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca
