Sesau promove ação educativa sobre doação de órgãos e cuidados com o coração
                            Com o objetivo de conscientizar a população e incentivar o aumento da doação de órgãos em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Hospital do Coração Alagoano e da Central de Transplantes de Alagoas, promoveu, neste domingo (22), na rua fechada da praia de Ponta Verde, em Maceió, uma ação educativa sobre a importância da doação de órgãos e cuidados cardiovasculares. A iniciativa faz parte dos eventos alusivos ao Setembro Verde e Vermelho, mês dedicado à doação de órgãos e cuidados com o coração, respectivamente.
Durante o evento, houve a distribuição de material informativo e foram disponibilizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Paralelamente, técnicos da Central de Transplantes esclareceram dúvidas sobre o processo de se declarar doador e de como ocorre a declaração de morte encefálica. Também foi possível se cadastrar para ser doador de medula óssea, em ação promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
O secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, salientou a importância de ações educativas para orientar a população. “Essas iniciativas são fundamentais para levar informações à população e conscientizamos sobre a necessidade de manter cuidados preventivos com a saúde do coração, assim como a doação de órgãos. Precisamos que as pessoas esclareçam suas dúvidas e compreendam a importância da doação. Por isso, hoje, estamos aqui trazendo testes rápidos e distribuindo material informativo sobre essas temáticas”, disse.
O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Verissimo, reforçou a necessidade de cuidar da saúde cardiológica, especialmente a fim de se prevenir contra as doenças relacionadas ao coração e reduzir os fatores de risco. “Trouxemos para população orientação de uma forma geral sobre a saúde do coração. O Hospital do Coração Alagoano é especializado da Rede Estadual que vem até a rua, como o governador Paulo Dantas, e o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, trazer informação, conhecimento e prevenção. Essa é a saúde de Alagoas”.
Presente na ação, a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou a importância da conscientização da população sobre a doação de órgãos. Ela pontua ainda que a doação de órgãos só é efetuada mediante autorização familiar.
“O processo de doação de órgãos passa pela conscientização e por um trabalho de captação minucioso. Por isso, foi fundamental a iniciativa deste domingo para tirar dúvidas da população e conscientizá-la. O ato de dizer sim à doação de órgãos é um ato de dizer sim à vida e à esperança. Isso porque ele irá acabar com o sofrimento e a dor de pessoas e famílias que aguardam na lista de espera por um órgão”, enfatizou a coordenadora.
Conscientização
Já cadastrada como doadora de medula óssea, a maceioense Vanessa Teixeira aproveitou a ação para se declarar doadora de órgãos e realizar testes rápidos. “Gostei muito da ação, as pessoas estão explicando tudo direitinho, tirando todas as dúvidas. Já sou cadastrada como doadora de medula óssea, e hoje estou aproveitando para fazer os testes rápidos”, disse.
O turista da cidade do Recife Antônio Costa parabenizou a iniciativa e destacou a importância de ações educativas. “É uma ação positiva, tanto para os moradores da cidade quanto para os turistas como eu. Ter disponível esses testes com uma estrutura qualificada é muito bom”, ressaltou.
Últimas Notícias
		Com mais de 50 autores, Arapiraca deixa sua marca na Bienal Internacional do Livro
		Homem morre em acidente de moto na Avenida Pio XII, em Arapiraca
		Acidente entre moto e ônibus escolar deixa jovem com perna decepada, na BR-416, em Colônia Leopoldina
		Acidente entre ônibus, carro e moto deixa homem ferido e trânsito lento na AL-101 Norte, na parte baixa de Maceió
		Homem que estava desaparecido é encontrado morto em barragem na zona rural de Palmeira dos Índios
Vídeos mais vistos
			Morte em churrascaria de Arapiraca
			Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
			Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
			Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
			
