Repasses de recursos à educação básica são tema de evento realizado pelo Ministério Público

Para discutir a implementação da nova lei do Fundeb, com foco nos repasses relacionados ao Valor Aluno Ano Total (VAAT), representantes do Ministério Público de vários estados reuniram-se de forma virtual nesta sexta-feira (05). O encontro foi idealizado pelo Ministério Público de Alagoas, em parceria com o CNMP e CNPG.
O Fundeb é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Em vigor desde 2020, o novo Fundeb prevê que a participação da União deverá aumentar gradativamente até 2026, quando deverá atingir o percentual de 23% dos recursos.
“Por esse motivo, o Ministério Público precisa se apropriar dos instrumentos dessa nova lei para a mudança social e da nossa educação. Na reunião de hoje, tratamos especificamente sobre a complementação-VAAT, que prevê recursos repassados pela União a municípios”, explica o promotor de Justiça Lucas Sachsida.
Requisitos para o recebimento de recursos
Para terem acesso a esses recursos, voltados à promoção da educação básica, os municípios precisam atender alguns requisitos. Porém, como adianta o promotor de Justiça, muitos gestores não estão em dia com as obrigações.
“Sobre o VAAT, são dois requisitos, todos relacionados à publicidade de dados. São critérios previstos não só pelo Fundeb, mas pela Constituição, que é a divulgação dessas informações por meio de duas plataformas: o Siope, vinculado ao FNDE; e o Siconfi, do Tesouro Nacional”, destacou.
Controle social
Por meio desses dados, poder público, órgãos de controle e sociedade de um modo geral conseguem acompanhar, de fato, como os gestores municipais estão investindo os recursos destinados à educação. Para além do controle social, a publicidade desses dados é requisito para o repasse de recursos por meio do Fundeb.
“Se o município não informar esses dados, ele não recebe a complementação VAAT. Por esse motivo, o MPAL acabou ampliando essa reunião para MPs de todo o país a pedido da Comissão de Infância, Juventude e Educação, do Conselho Nacional do Ministério Público”, finalizou.
VAAT
O Valor Anual Total por Aluno, ou simplesmente VAAT, é um indicador quer serve para calcular a quantidade de recursos investidos por estudante na educação básica.
O cálculo envolve vários fatores, como quantidade de alunos matriculados por unidade escolar, recursos disponíveis e modalidade de ensino.
Por meio do VAAT, é possível avaliar se os investimentos realizados na área da educação realmente estão cumprindo o seu objetivo.
Caso o VAAT dos municípios seja inferior ao VAAT mínimo, definido em âmbito nacional, eles poderão receber a complementação-VAAT, desde que atendam os requisitos necessários.
Últimas Notícias

Em entrevista, Alfredo Gaspar detalha prioridades do mandato e cobra rigor no combate ao crime

Arthur Lira confirma disputa ao Senado e lança filho, Álvaro Lira, novo “nepo baby” da política alagoana, como pré-candidato a deputado federal

PM combate o tráfico e apreende drogas e três armas de fogo em cidades alagoanas

Prioridade do PT frustra planos de Paulão para o Senado em Alagoas

Coca-cola anuncia que vai criar versão da bebida adoçada com açúcar após pressão de Trump
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
