STJ determina que vítimas da Braskem, em Maceió, tenham acesso a inquérito
Nesta quarta-feira (4), a associação de vítimas da tragédia envolvendo a extração de sal-gema em Maceió obteve a primeira vitória na Justiça.
Desde junho de 2023, as vítimas tentavam acesso aos autos do inquérito que apura a responsabilidade da mineradora Braskem e do poder público no caso. Após sucessivas negativas da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, da 13ª Vara Federal de Alagoas e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, os advogados conseguiram decisão favorável nesta semana, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O recurso ordinário em mandado de segurança foi feito em 15 de janeiro de 2024. O relator foi o ministro Jesuíno Rissato, desembargador convocado do TJDFT e que, há meses, havia parecer favorável do Ministério Público Federal, representado pelo subprocurador-geral da República Osnir Belice.
"Embora diligências em andamento possam ser mantidas fora dos autos, não é permitido se manter em sigilo pleno, especialmente quanto às diligências findas e já documentadas na investigação. Não sendo admissível, portanto, tornar os autos inacessíveis a quem seja por atos nesses procedimentos atingidos, prejudicando direitos e garantias fundamentais - especialmente na situação da espécie", diz trecho da decisão.
A Braskem já recorreu da decisão, mas a medida liminar foi negada.
Últimas Notícias
Grave acidente deixa duas pessoas feridas na AL-115, em Girau do Ponciano
Promessa do Dallas Cowboys, da NFL, morre aos 24 anos
Seleção brasileira de handebol é convocada para Mundial Feminino
Homem com mandado de prisão por homicídio é capturado durante patrulhamento em Arapiraca
Idosa é agredida pelas sobrinhas dentro de casa no bairro Eldorado, em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

