Ifal amplia prazo para inscrições de seleções de alunos e profissionais de cursos FIC
A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) retificou nesta terça-feira (4), dois editais referentes ao Programa Manuel Querino do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram alterados os cronogramas das seleções de estudantes para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários e Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário, além da seleção de profissionais, para atuarem como docentes nos mesmos cursos.
Seleção de estudantes
O edital nº 6/2024, voltado a seleção de alunos, a Retificação nº 3 estendeu o prazo de pré-inscrições até o dia 13 de junho. Ao todo, são 160 vagas distribuídas igualmente entre os dois cursos, ofertados nos campi Arapiraca, Marechal Deodoro, Maceió e Santana do Ipanema.
Para participar da seleção, os candidatos devem ter mais de 16 anos de idade e serem trabalhadores e trabalhadoras vinculados a empreendimentos econômico-solidários, formalizados ou não, a exemplo de grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais; Jovens; População negra; Mulheres; Povos e comunidades tradicionais e originárias; Pessoas com Deficiência – PCD; População idosa; População LGBTQIAPN+; Atender o público cadastrado nos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Público em geral.
Seleção de docentes
Já edital nº 08/2024, referente a seleção de profissionais, conforme a Retificação nº 2, as inscrições ocorrem até o dia 9 de junho. A oportunidade vale para servidores ativos ou inativos do serviço público federal, estadual ou municipal ou quaisquer profissionais interessados em ocupar a função de docente para os cursos em questão.
No campus Arapiraca são ofertadas vagas para atuar no curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário no período noturno; no campus Marechal, Maceió e Santana do Ipanema o curso de atuação é de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, sendo este último no turno vespertino. Ao todo, os cursos terão duração de quatro meses, com carga horária de 200h, distribuídas em 15 disciplinas.
O valor da bolsa é de R$50 a hora/aula, com carga horária máxima semanal de 16h para formador interno e 20h para formador externo, sendo bolsa e prestação de serviço, respectivamente.
Confira os editais!
Últimas Notícias
Polícia Civil desarticula quatro fazendas de mineração ilegal de criptomoedas em Porto Real do Colégio
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (13), ordem de serviço para o início das obras de pavimentação asfáltica
Pai é denunciado por estuprar filhos em Dois Riachos; mãe disse que não percebeu abusos por beber demais
Policial militar é morto a tiros durante briga em barraca de praia em Fortaleza

