Deputado Glauber Braga, do PSOL, retira da Câmara com um chute um integrante do MBL e troca empurrões com Kim Kataguire

Por redação com G1 16/04/2024 19h07
Por redação com G1 16/04/2024 19h07
Deputado Glauber Braga, do PSOL, retira da Câmara com um chute um integrante do MBL e troca empurrões com Kim Kataguire
Confusão no congresso - Foto: Reprodução

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) retirou à força da Câmara dos Deputados um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costanaro. Na sequência, Glauber Braga também trocou empurrões com o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

As agressões ocorreram no fim do corredor das comissões da Câmara, local com intensa movimentação de políticos e assessores.

Glauber alega que Costanaro havia ofendido uma pessoa. COm isso, começou a discussão intensa entre os dois, na versão do deputado. Depois de alguns minutos de bate-boca, o deputado decidiu retirar o ativista da Câmara aos empurrões e com um chute.

A discussão continuou do lado de fora, no estacionamento.

Depois, de volta à Câmara, o grupo foi levado ao Departamento de Polícia Legislativa, momento em que se iniciou a discussão com Kim Kataguiri.

Na parte gravada, é possível ouvir Glauber chamando Kim de "defensor do nazismo". E Kim pede para Glauber repetir a frase, dando a entender que usaria a gravação em um futuro processo. "Repete, isso", pedia Kim.

Em seguida, Glauber reclama da presença do outro integrante do MBL, um ativista de direita e youtuber chamado Gabriel Costenaro. Glauber se queixa de que o ativista o desrespeitou.

"Toda vez que encontrar marginais do MBL, vierem querer intimidar...", disse Glauber.

Kim interrompeu:

"Mentiroso. Ninguém está te intimidando."

Glauber se irritou com o fato de Kim ter erguido a mão e começou a repetir: "Baixa a mãozinha, baixa a mãozinha". Nesse momento, os dois deputados trocaram empurrões.

Em nota divulgada após o tumulto, Glauber disse que o ativista havia ofendido uma pessoa. Braga acusa Costanaro de buscar confronto com integrantes do PSOL para conseguir engajamento político. Costanaro é pré-candidato à vereador pelo Rio de Janeiro.

“Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a 5ª provocação dele! Na 4ª vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava. Já existe boletim de ocorrência sobre isso! Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar pra fascista de MBL!”, escreveu.

Kim afirmou que entrará com representação no Conselho de Ética contra Glauber Braga por quebra de decoro parlamentar.

"Vamos ingressar não apenas com processo judicial para que ele responda pelo que ele disse, mas com representação no Conselho de Ética pedindo a cassação do deputado, porque é absolutamente inaceitável um parlamentar expulse e agrida um cidadão comum que veio aqui conversar com parlamentares com os quais simpatiza."

Costanaro disse ter ido à Câmara para tratar de direitos relacionados a motoristas de transporte por aplicativo.

A confusão continuou do lado de fora da Câmara. Glauber seguiu discutindo com o youtuber.