Hemoal promove coletas externas de sangue em Coruripe e Arapiraca nesta quinta-feira

Por Redação com Agência Alagoas 03/04/2024 18h06
Por Redação com Agência Alagoas 03/04/2024 18h06
Hemoal promove coletas externas de sangue em Coruripe e Arapiraca nesta quinta-feira
Doação de sangue - Foto: Davidyson Damasceno/Agência Brasília

Facilitar o acesso dos voluntários alagoanos à prática da doação de sangue e hemocomponentes. É com este objetivo que o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, mais uma vez, nesta quinta-feira (4), duas coletas itinerantes no interior do Estado.

A primeira ação vai ocorrer no município de Arapiraca, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), situada na rua Samaritana, no bairro Santa Edwiges. Já a segunda atividade externa será em Coruripe, das 8h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), ao lado do Hospital Carvalho Beltrão.

"Além de captar doadores de sangue em nossos postos de coleta fixos, que estão situados na capital e no interior, também percorremos diversos pontos do Estado com ações itinerantes. Com esta ação, possibilitamos que as pessoas que não podem se dirigir até nossas unidades, também possam praticar este gesto voluntário altruísta, que pode salvar até quatro vidas", salienta a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Critérios para Doação

Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necessário ter idade entre 16 a 69 anos e ter peso igual ou superior a 50 quilos. Ainda entre os critérios exigidos, o MS preconiza que os voluntários não tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

É importante salientar que, para doar sangue, é necessário comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto. O voluntário também deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas. Quanto aos que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação é vetada por 12 meses.