SSP participa em Pernambuco de palestra em seminário sobre combate aos crimes contra o patrimônio

Por Redação com Agência Alagoas 03/04/2024 18h06
Por Redação com Agência Alagoas 03/04/2024 18h06
SSP participa em Pernambuco de palestra em seminário sobre combate aos crimes contra o patrimônio
Tenente-coronel Raumário dos Santos foi um dos palestrantes do evento - Foto: Ascom SSP

Uma comitiva da Chefia Especial de Inteligência de Segurança Pública, integrante a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), participou nesta terça-feira (2) do I Seminário de Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crimes contra o Patrimônio. O evento, ocorrido em Pernambuco, teve como objetivo promover a discussão e o compartilhamento de conhecimentos e estratégias eficazes de atuação policial no enfrentamento desta modalidade de crime.

O chefe especial de Inteligência de Segurança Pública, tenente-coronel Raumário dos Santos, falou no evento sobre a perspectiva da Segurança Pública de Alagoas no desenvolvimento das potencialidades no emprego do Plano de Defesa.

“O Plano de Defesa é uma doutrina, um documento institucional e, sobretudo, uma metodologia. Esta última apresenta dimensões de aplicabilidades diversas que podem contribuir para o atendimento de várias ocorrências complexas, tornando o Plano uma ferramenta multifuncional no apoio às ações de segurança pública estadual”, explica o oficial.

O plano de defesa

O Plano de Defesa é uma das ações estratégias criada pela SSP com base em conhecimentos produzidos pela Chefia Especial de Inteligência para a atuação em crises de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade. Busca a aplicação de medidas preventivas e de resposta imediata, com prioridade absoluta na preservação da vida e da ordem pública.

Em novembro de 2023, o Plano de Defesa foi apresentado em evento similar no Piauí. E em dezembro, também de 2023, um dos encontros pedagógicos do Plano de Defesa ocorridos em Alagoas, em São Miguel dos Milagres, contou com a participação de representantes dos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Piauí.