Equatorial orienta pais e responsáveis sobre cuidados com crianças e adolescentes para evitar acidentes com eletricidade

Por redação com assessoria 01/04/2024 18h06
Por redação com assessoria 01/04/2024 18h06
Equatorial orienta pais e responsáveis sobre cuidados com crianças e adolescentes para evitar acidentes com eletricidade
Cuidados com energia - Foto: Reprodução

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram que no ano de 2023 foram registradas 674 mortes por choque elétrico em todo país. O estudo feito pela associação aponta que nos últimos 10 anos, o Brasil contabilizou 226 óbitos entre crianças de 0 a 5 anos. Já no grupo de crianças com idade de 6 a 10 anos foram registradas 170 vítimas fatais; e, entre a faixa etária de 11 a 15 anos foram 341 óbitos por ocorrências da mesma natureza.

Com o propósito de chamar a atenção dos pais ou responsáveis sobre os riscos e perigos com a energia elétrica, principalmente no ambiente doméstico, por esconder armadilhas que comprometem a segurança não apenas dos adultos como também de crianças e jovens, a Equatorial Alagoas faz um alerta sobre atitudes que podem ser adotadas para evitar acidentes e até mesmo salvar vidas.

Segundo o executivo de segurança da Distribuidora, João Porfírio, entre algumas medidas simples de prevenção, a primeira ação, e a mais básica, é manter os pequenos longe das tomadas, nas quais devem ser utilizadas os protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos. O especialista indica a utilização do DR, dispositivo residual, nas instalações das tomadas (principalmente das áreas molhadas), que é fundamental na prevenção dos choques elétricos causados por fugas de corrente em circuitos.

“Quando temos um vazamento de água, nós conseguimos enxergar. Já um fio desencapado é mais complicado, só vai acontecer o curto-circuito. É comum alguns adultos colocarem os filhos diante de riscos que eles não possuem a dimensão do perigo e esse comportamento precisa ser revisto, pois com a eletricidade muitas vezes não há uma segunda chance”, pontua o especialista.

Outro alerta importante, considerando que a água é um grande condutor de energia, é manter o cuidado no manuseio de equipamentos ou eletrodomésticos, sobretudo em área molhadas como cozinha, banheiro, piscinas, jardins ou garagens.

Já no caso da utilização de equipamentos eletroeletrônicos, como videogames, celulares, tabletes e computadores, Porfírio explica que devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente pelo fio. O cuidado deve ser especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. O recomendado é não permitir que as crianças utilizem esses aparelhos durante o carregamento.

Equipamentos infantis como carrinhos elétricos e patinetes também merece atenção e devem passar por revisão periódica.

“Outro ponto de atenção é para o descarte correto de qualquer equipamento eletroeletrônico que deve ser feito de forma muito responsável. Infelizmente ontem registramos um caso trágico em Maceió, em que uma criança recolheu um equipamento no lixo e levou para testá-lo. É natural que crianças e adolescentes tenham uma certa curiosidade, mas é preciso muito cuidado e os adultos precisam reforçar orientações sobre os riscos e perigos da energia”, frisou o executivo.

Brincadeiras ao ar livre

Quando a brincadeira for ao ar livre, é indispensável observar o cenário: “Ao jogar bola ou soltar pipas, as crianças e adolescentes jamais devem escalar postes de rede elétrica, ou tentar resgatá-los dentro de subestações. O correto é realizar a brincadeira distante da rede elétrica, em locais abertos como praças ou campos de futebol e sempre com supervisão de um adulto.

A Equatorial Alagoas segue empenhada na disseminação de dicas importantes que podem fazer a diferença na vida dos alagoanos e reforça a importância do papel dos adultos na mudança de comportamento dos filhos para que possam fazer a diferença sendo agentes multiplicadores de boas práticas, contribuindo com a redução de acidentes envolvendo eletricidade, sobretudo em ambientes domésticos.

O que fazer em casos de acidentes?

Em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193), desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e acione a distribuidora imediatamente pelo 0800 082 0196. É importante lembrar também que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico partido. Apenas isole a área e aguarde os profissionais habilitados.