Daniel Alves deu mansão como garantia de pagamento da fiança, diz jornal espanhol

Por redação com Terra 25/03/2024 20h08
Por redação com Terra 25/03/2024 20h08
Daniel Alves deu mansão como garantia de pagamento da fiança, diz jornal espanhol
Daniel Alves deixa prisão Brians 2 com sua advogada - Foto: REUTERS/Nacho Doce

A mansão de Daniel Alves em Barcelona teria sido usada como garantia para o pagamento de fiança do ex-jogador, segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo. O imóvel é avaliado em 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 26,9 milhões), e teria sido apresentado à Justiça como parte do pagamento para a concessão de liberdade provisória.

Alves foi liberado da prisão Brians 2, na Espanha, nesta segunda-feira, 25, após pagar fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,39 milhões). Ele estava preso em Barcelona de forma preventiva há 14 meses, desde 20 de janeiro de 2023. Cerca de um ano depois, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão pelo Tribunal de Barcelona por "agressão sexual", um crime que na Espanha é equivalente ao que é considerado o estupro no Brasil.

Segundo a sentença, uma mulher de 23 anos foi abusada por Alves no banheiro de uma discoteca em Barcelona na madrugada de 31 de dezembro de 2022. Ele nega as acusações.

No programa de televisão espanhol Espejo Público, a apresentadora Lorena Vázquez falou com a advogada Montse Suárez, que afirmou que a fiança pode ser paga em dinheiro ou em bens no nome do réu.

"Pode ser em dinheiro, mas podem ter pensado na mansão que esta pessoa tem, que vale 5 milhões de euros. Porque esta lei também permite que, na ausência de dinheiro, o réu possa apresentar uma casa própria e poder, portanto, contestar essa liberdade provisória”, disse a advogada na entrevista.

Lorena Vázquez questionou a advogada sobre a demora para apresentar a casa como pagamento da fiança. A advogada explicou que "a avaliação do imóvel demora cerca de 2 a 3 dias. A avaliação tem que ultrapassar o dobro da caução, com despesas reduzidas".