Governo de Alagoas lança nova edição do Programa Criança Alfabetizada/Renalfa

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lança nesta quarta-feira (20) a nova edição do Programa Criança Alfabetizada/ Renalfa. O lançamento conta com a secretária Roseane Vasconcelos e ocorre durante o Seminário Estadual de Alfabetização, que acontece no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, com a presença de secretários municipais de Educação, gestores escolares, técnicos municipais e professores.
O Criança Alfabetizada é um dos programas que compõem o Escola 10 e que busca fortalecer ainda mais a oferta de uma Educação Pública de qualidade. Ele funciona por meio do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, contemplando eixos como formação de professores e oferta de materiais complementares. Este ano, o programa passa a contar também com o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e, por isso, a partir de agora, passa a se chamar Criança Alfabetizada/Renalfa.
Segundo Sueleide Duarte, secretária-executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios na Secretaria de Estado da Educação, a união entre Criança Alfabetizada e Renalfa vem para reafirmar e fortalecer o compromisso que Alagoas tem com a alfabetização. “Desde 2020, por meio do Criança Alfabetizada, trabalhamos com avaliação externa, formação continuada com professores e articuladores e pagamento de bolsas para as equipes regionais e municipais. Essa adesão ao Renalfa vai aprimorar e fortalecer ainda mais o nosso compromisso de alfabetizar na idade certa”, afirma a secretária.
Daniel Marinho, articulador estadual da Renalfa, explica que no seminário de lançamento serão apresentadas as metas de alfabetização estabelecidas pela rede para o ano de 2024. “Apresentaremos para as lideranças municipais quais ações serão executadas neste ano letivo que acabou de começar. O seminário tem o objetivo de fazer uma pactuação com os municípios, mobilizando e sensibilizando pela causa maior que é a alfabetização”, adianta.
Criança Alfabetizada
No ano de 2023, por meio do programa Criança Alfabetizada e com a colaboração e cooperação dos 102 municípios, Alagoas alcançou 90% de avanço no Índice de Fluência Leitora. Esse avanço se deu pelo trabalho árduo de mais de 7 mil profissionais - professores, coordenadores e gestores - espalhados por todo estado, comprometidos em alfabetizar as crianças na idade certa.
Seminário Estadual de Alfabetização
Além do lançamento da nova edição do Criança Alfabetizada/Renalfa, o Seminário Estadual de Alfabetização contará com diversas palestras. Uma delas será de Márcia Campos, diretora executiva da Associação Bem Comum, que vai ministrar uma exposição sobre o Regime de Colaboração com os municípios alagoanos. Outro palestrante é o professor Francisco Douglas, que é secretário municipal de Educação da cidade de Coreaú (CE), o qual discorrerá sobre o tema “Liderança do gestor de políticas educacionais com foco no resultado das aprendizagens”.
Últimas Notícias

Polícia queima toneladas de maconha e acaba por drogar cidade inteira

Segundo suspeito de latrocínio contra sargento da PM morre em confronto com a polícia em Maceió

MPE recomenda que técnicos forenses retornem às atividades, em Alagoas

Homem alvo de piada de Carlinhos Maia espera há mais de 10 anos por cirurgia de R$ 471 mil

Suspeito de homicídio em Sergipe é preso ao apresentar identidade falsa do irmão, em Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
